A Irlanda é um dos destinos queridinhos para quem deseja fazer intercâmbio! Isso se deve, não só à possibilidade que o país oferece aos estudantes de cursos de inglês e ensino superior de trabalharem durante os estudos, mas também devido às suas cidades charmosas, paisagens exuberantes, população receptiva e cultura única.
São tantas as opções de cidades, cada uma com suas belezas e benefícios, que muitas vezes se torna difícil para os estudantes escolher qual seria a melhor opção para realizarem o seu intercâmbio! Pensando nisso, fizemos esse post para que vocês conheçam melhor a cidade de Cork e os principais motivos que podem torná-la o destino ideal para o seu intercâmbio!
1- Cork é a segunda maior cidade do país
Atrás apenas de Dublin, Cork é a segunda maior cidade e a terceira mais populosa da República da Irlanda. A cidade possui uma população de aproximadamente 223 mil habitantes e é o coração da indústria no Sul da Irlanda, sendo a principal a indústria farmacêutica, com sede de grandes marcas como a Pfizer e a Novartis.
Além da indústria farmacêutica, Cork também é a sede europeia da Apple, onde produzem computadores para toda Europa e também de outras grandes marcas como a Heineken, a Murphy ‘s Irish Stout e a Beamish and Crawford. Essa grande presença industrial assegura muitos empregos na região!
Recentemente, foram instalados no Parque Empresarial do Aeroporto de Cork, a Amazon e a Motorola. O comércio em Cork também vive constante expansão com shoppings que misturam arte e modernidade e lojas locais que vendem muitos produtos artesanais. Existem lojas para todos os bolsos, desde boutiques mais caras até pequenas lojas e lojas de departamentos.
Os centros comerciais estão em toda a área suburbana, em lugares como Blackpool, Ballincollig, Douglas, Wilton e Mahon Point. Mas, a principal rua comercial é St. Patrick. Outras áreas comerciais de destaque são a Oliver Plunkett Street e a Grand Parade.
2- Menor custo de vida
Por ser a segunda maior cidade do país, Cork possui os benefícios de assim como Dublin, ter muitas oportunidades de trabalho, acomodação e lazer, mas com o diferencial de ter um custo de vida menor que o da capital. Além disso, a sua dimensão territorial menor, garante que os estudantes consigam se locomover pela cidade com mais facilidade, menos tempo e menor custo, muitas vezes podendo ir andando da sua escola para o trabalho ou para casa e vice-versa.
O menor custo de vida se destaca principalmente no valor dos aluguéis das acomodações! Por ser uma cidade menor, com menos habitantes e que recebe menos estudantes internacionais que Dublin, o fato de ter menos concorrência torna o valor dos aluguéis menor que o da capital. Em Cork, é possível encontrar hospedagens compartilhadas por até $500 euros por mês. Outro ponto positivo é que por receber menos estudantes internacionais que Dublin, você encontrará menos brasileiros e conseguirá ter um contato maior com moradores nativos.
3- Localização
Cork possui uma excelente localização, às margens do Rio Lee e em uma área da Irlanda. A cidade fica a apenas 100 km de Limerick, a 200 km de Galway e a 259 km de Dublin, a capital da Irlanda. Além disso, fica próxima e de fácil acesso a diversos pontos turísticos do interior da Irlanda como o Cliffs of Moher, a apenas 176 km de distância
Cork também possui um porto estratégico, que é responsável por grande parte do sucesso econômico da cidade. Ele permite a entrada de navios de qualquer porte trazendo comércio e realizando a importação e exportação de produtos. Além disso, o Aeroporto Internacional de Cork também permite um acesso fácil para a Europa continental, excelente para quem deseja aproveitar o intercâmbio para viajar e conhecer outros países e a Estação de Kent oferece boas ligações ferroviárias pela região.
4- Qualidade de vida
Cork possui um clima muito agradável com verões frescos e invernos modestos. A sua temperatura média é de 9 °C e 20 °C nos meses mais quentes de Verão. A temperatura mais alta registrada em Cork foi de 29 °C e a mais baixa de -9 °C.
Cork também é famosa pela sua qualidade educacional, sendo um centro importante na área na Irlanda. Na cidade fica localizada a famosa Universidade de Cork, que oferece uma ampla variedade de cursos e foi nomeada Universidade Irlandesa do ano em 2003 e 2004 e 2005 e 2006 pelo Sunday Times.
Além dela, a cidade possui outros importantes centros educacionais como o Instituto Tecnológico de Cork, com cursos em Matemática, Ciência de Computação, Engenharia e Negócios e a Universidade Nacional Marítima da Irlanda, um dos poucos lugares no país onde é possível estudar cursos náuticos. A cidade também possui uma famosa Escola de Música, o Instituto de Artes e Design Crawford, um Instituto do Comércio e o Griffith College Cork, que começou em 1884.
A cidade também é muito aberta e receptiva a estudantes estrangeiros e recebe um grande número anualmente, vindos principalmente de países como a China, Índia, Letônia, França, Alemanha, Reino Unido e países da América, como o Brasil, para realizarem programas de intercâmbio.
A vida cultural em Cork é bastante viva, assim como em toda a Irlanda, com muita música, teatro, dança e cinema que desempenham um papel importante na cidade. Cork possui muitos grupos de teatro de onde surgiram nomes marcantes do cinema mundial como o ator Cillian Murphy e a cidade possui muitos incentivos a arte com o Cork Film Festival, o Instituto de Coreografia e de Dança, o Triskel Arts Centre, Cork Jazz Festival, a Academia de Cork de Arte Dramática. O Palace Everyman Theatre e o Tulha Teatro acolhem um grande número de dramas teatrais ao longo do ano. Cork foi eleita a Capital Europeia da Cultura em 2005.
Cork possui uma rede de wifi de alta velocidade, várias estações de rádio e de televisão, além de algumas redações de jornais e os esportes são muito importantes para os habitantes da cidade, sendo o hurling, o futebol Gaélico, o rugby e o futebol os mais populares.
5- Lazer e turismo
Diferente do que muitos imaginam, não há escassez de vida noturna em Cork. Assim, como o restante da Irlanda, a cidade possui diversos pubs e é famosa pelos seus locais com música ao vivo como o Cyprus Avenue e o Sober Lane. A cidade também possui discotecas animadas como o The Savoy e a Fast Eddie. Dos bares noturnos, destacam-se o The Old Oak e An Bróg na rua Oliver Plunkett.
Além da vida noturna, Cork possui diversos locais de interesse e pontos turísticos para os intercambistas conhecerem! A cidade possui boa arquitetura, como a da rua St. Patrick Street com proeminentes edifícios e da sua adjacente a Grand Parade, uma avenida com árvores, onde se situam escritórios e instituições financeiras, como o antigo centro financeiro da cidade, o South Mall, cujo interior é do século XIX e merece uma visita.
Muitos dos edifícios da cidade são de estilo georgiano e construídos na época vitoriana. O prédio mais famoso de Cork é a torre da Igreja de Shandon, que domina o lado norte da cidade. A Torre do Relógio é conhecida como o Liar das Quatro Faces (The Four-faced Liar), a partir da base do edifício parece que cada relógio mostra uma hora diferente. O Shandon é aberto ao público, que pode tocar os sinos.
Outros locais que valem a visita são a Câmara Municipal da cidade, o mercado inglês, um mercado coberto onde se vende peixe, fruta, carne, especiarias e iguarias e as origens remontam a 1610 e o Cork City Gaol um castelo onde antigamente funcionava uma prisão e hoje é um museu aberto à visitação.
A cidade também possui duas marcantes catedrais: a Catedral Católica Romana, St. Mary’s Cathedral e a Catedral da Igreja da Irlanda, a Catedral de São Finbarr. Por fim, é impossível deixar de conhecer o Fitzgerald Park, o maior parque de Cork com jardins, lagos e um excelente espaço para aproveitar ao ar livre, sozinho, em casal, com crianças ou amigos e aproveitar um bom livro, realizar um piquenique ou fazer uma caminhada.
E ai? Gostou de Cork? Acha que é a cidade ideal para você? Então, fale com um dos nossos consultores educacionais e vamos ver a melhor escola para você realizar o seu intercâmbio na cidade! Partiu Cork!