
Intercâmbio em 2026: mais do que destinos, uma mudança de comportamento
Por Fernanda Rocha — Fundadora

Ao planejar nosso intercâmbio, é comum sentir um mix de emoções, já que estamos embarcando para uma aventura fora da nossa zona de conforto. Em várias etapas desse processo sentimos frustração, alegria, culpa, entusiasmo… É uma gangorra! Sabe o que ajuda muito com isso? Psicólogo.
Os sentimentos costumam vir mais fortes próximo ao momento de embarque e nas nossas primeiras semanas do programa de intercâmbio. É por isso que a New Frontier criou o projeto Acalma Coração, no qual o aluno tem duas quick sessions com uma psicóloga e ex intercambista, uma na semana do embarque e depois mais 25 minutos na semana de chegada ao destino. Ter esse auxílio inicial é fundamental para aliviar as tensões do novo desafio, ainda mais em um momento pós pandemia, no qual fronteiras ficaram fechadas por 2 anos e estamos nos acostumando a viajar novamente. A Gabriela, além de ser nossa psicóloga parceira, já passou por todo esse processo no seu intercâmbio em 2016:
“Em 2016 fiz um intercâmbio para o Canadá. Percebi pelas minhas experiências e de colegas, que mesmo que esse objetivo seja construído e planejado com antecedência, durante o intercâmbio nos deparamos com situações nunca antes experienciadas o que pode gerar intensos sentimentos, uma vez que se constitui como um momento muito rico, mas também desafiador e complexo para quem se propõe viver essa experiência. Hoje, enquanto psicóloga clínica, percebo o quanto um suporte psicológico teria me ajudado nessa fase, principalmente no início do intercâmbio, momento no qual ainda estamos nos adaptando à nova realidade. Uma nova cultura, língua, alimentação e costumes, nos fazem ter que se reorganizar e se adaptar a novas rotinas, bem diferentes do que era antes vivenciado. É desse modo que junto com esses fatores vem um monte de sentimentos, positivos, mas também negativos, uma vez que precisamos sair da nossa zona de conforto e lidar com as incertezas, mas principalmente com nossas inseguranças. Nesse contexto, percebo que o atendimento psicológico pode ser um grande suporte para os intercambistas, ajudando-os não só a lidar com esses sentimentos, mas também com as percepções frente às novas possibilidades que essa realidade apresenta.”
E então, quer fazer parte desse universo e planejar seu intercâmbio com todo o suporte necessário? Conte sempre com a New Frontier, estamos por aqui, é só chamar.

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

Por Fernanda Rocha — Fundadora

Quando falamos em ensino superior

Estudar curso superior na França

Se você está planejando um

Anjo New Frontier
Coordenadora Operacional

Consultora Educacional

Consultora Educacional
Sou Andrielle Brandão, tenho 22 anos, estou cursando a Faculdade de Turismo e Hotelaria na UFF, fui presidente da empresa júnior LEVE Consultoria e trabalho com turismo há 3 anos. Meu maior sonho é realizar um intercâmbio, e estou comprometida em cuidar do sonho do seu intercâmbio com o mesmo carinho e determinação que cuido do meu.