Custo de vida em Berlim: guia para estudantes
Planejar um orçamento é essencial
Um dos motivos que faz com que a Austrália tenha se tornado cada vez mais um destino que é muito procurado pelos intercambistas é a possibilidade de você trabalhar enquanto estuda. A taxa de desemprego por lá é baixa (cerca de 3,9%), e somado a isso ainda tem muitas áreas do mercado que estão necessitando de mão de obra qualificada, sendo uma oportunidade perfeita para que estrangeiros achem empregos no país.
Tá bom, mas como você consegue achar trabalho… por onde começar? Trouxemos aqui algumas dicas essenciais para facilitar sua procura de trabalho por lá, mas aqui na New Frontier damos todo esse suporte na hora do seu intercâmbio, então quando estiver procurando por emprego estaremos sempre ao seu lado para te dar assistência.
Visto de Estudante
Primeiro achamos importante ressaltar que para trabalhar na Austrália não é só simplesmente chegar, achar o trabalho e começar. Para que você tenha o direito de trabalhar por lá é necessário que você tenha o visto de estudante e que esteja matriculado em um curso que tenha mais de 14 semanas de duração (pode ser curso de idioma, profissionalizante ou curso universitário). O intercambista pode trabalhar até 48h quinzenais com esse tipo de visto.
Áreas escassas do mercado
E como falamos, o mercado de lá tem uma alta demanda em certas profissões, e a boa parte disso é que além de você achar empregos com mais facilidade nessas áreas, isso também te dá a possibilidade de estender seu visto. Mas também não é simples assim, o Graduate Work Stream é a extensão do visto de estudante, e dá permissão para que o aluno trabalhe por mais 18 meses no país. mas ele só serve para aqueles que concluíram um curso VET (Vocational Education and Training) e que a profissão consta na Skilled Occupation List, uma lista que mostra os trabalhos que são ainda demanda no país.
Extensão do visto
Temos um conteúdo inteiro que fala sobre os vistos que você pode fazer para estudar na Austrália, mas vamos apresentar aqui uma extensão do visto de estudante que é muito interessante, porque permite que o intercambista permaneça no país trabalhando em tempo integral. É conhecido como Subclass 485. Você pode aplicar pra esse visto se você concluiu um curso com até 2 anos de duração e ele é dividido em duas modalidades: Graduate Work Stream (que já mencionamos) e Post-Study Work Stream. Esse segundo é para quem concluiu um curso superior de no mínimo 2 anos e seja em uma instituição que é registrada pelo CRICOS. Ele possibilita o aluno permanecer no país trabalhando por mais 2 a 4 anos – a duração depende da formação do intercambista:
Além disso, se você completou seus estudos em cidades regionais como Perth, Adelaide e Gold Coast, esse visto pode se estender em mais 1 ano.
Trabalhar na Austrália
O salário mínimo australiano é cerca de AUD$23,23 por hora o que significa que apenas com seu visto de estudante é possível que você faça aproximadamente AUD$2.230,08 por mês. E se você trabalhar aos sábados pode haver um aumento de 25% a 50% do valor, e para domingos e feriados a porcentagem é ainda maior, ficando entre 50% e 100% a mais.
E dependendo do lugar que você for trabalhar, talvez seja necessário que você tenha um certo tipo de certificado – você consegue essas certificações geralmente concluindo um curso profissionalizante VET. Separamos aqui alguns dos certificados que são pedidos de acordo com cada função:
Mas como buscar trabalho na Austrália?
Separamos aqui uma série de dicas pra você preparar sua busca:
E aí, pensando em fazer um intercâmbio de estudo+trabalho na Austrália? Entre em contato com um de nossos consultores e bora pro intercâmbio!
A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!
Planejar um orçamento é essencial
A Alemanha é um dos
O Pathway é um curso
Se você está em Dublin,
Copyright © 2023 New Frontier | Desenvolvido por creartcode.