
Intercâmbio em 2026: mais do que destinos, uma mudança de comportamento
Por Fernanda Rocha — Fundadora

Não é de hoje que sabemos da importância do seguro viagem durante o intercâmbio. Mas o que é o Seguro Viagem? Quais são os destinos que o tornam obrigatório? Existe um motivo? Nesse post a New Frontier vai explicar tudo que você precisa saber.
O Seguro Viagem é essencial para a sua segurança durante seu intercâmbio. Se você tiver uma emergência médica, por exemplo, o seguro vai cobrir suas despesas hospitalares e até auxiliar com suporte familiar. Porém, tudo vai depender das coberturas contratadas e o valor para cada ocasião. Alguns países exigem que o aluno contrate um seguro para entrar no destino, são eles:
Austrália, Canadá, Nova Zelândia, Irlanda e todos os países que fazem parte do Tratado de Schengen.
O que é o Tratado de Schengen?
É um acordo feito entre 26 países da Europa para facilitar a circulação de turistas sem tanta burocracia, mas com a obrigatoriedade de contratar um seguro com cobertura mínima de 30.000 euros por evento. Veja a lista de países do tratado:
Nós trabalhamos com diversos seguros de viagem reconhecidos no mercado, visando sempre a segurança do aluno no exterior e respeitando as regras determinadas pela imigração. Pode escolher entre Affinity, Assist Card, Universal Assistance e outros!
Eles vão cobrir desde despesas médicas à extravio de bagagem. Alguns cobram medicamentos e até o cancelamento do seu intercâmbio, tudo de acordo com o tipo de cobertura contratado. Lembrando que é necessário que feche sua apólice antes de sair do Brasil, dificilmente alguma seguradora vai aceitar fechar um seguro se você já estiver em solo estrangeiro. O ideal é que seja comprado junto com a passagem, para que as datas de cobertura fiquem corretas.
Seguro OSHC (Overseas Health Cover)
É uma obrigatoriedade para quem vai com visto de estudos para a Austrália e precisa ter sempre a mesma duração do curso, mais o tempo de férias, que pode ser 1, 2 ou até 4 meses, dependendo do período e duração do programa escolhido. Ou seja, se você optar por um programa de 24 semanas, o OSHC terá que ter a cobertura de no mínimo 28 semanas. O estudante precisa estar com o OSHC contratado a partir do primeiro dia em solo australiano. Além disso, existem alguns provedores de OSHC, como BUPA, AHM, NIB e Allianz. Os valores são muito parecidos, o que muda é a cobertura e o atendimento. Com esse seguro o estudante tem acesso à assistência médica na Austrália, mas com algumas restrições, por isso também indicamos que contrate um Seguro Viagem adicional.
Para a Nova Zelândia, costumamos utilizar os seguros que as escolas oferecem, como o Orbit e o Southern Cross, pois eles possuem as exigências que o governo determina para a cobertura de estudantes, como por exemplo, traslado de corpo. Porém, só é obrigatório para quem vai tirar visto de estudante, ou seja, duração maior que 90 dias. Se for inferior, é altamente recomendado que você adquira um outro seguro viagem.
Já na Irlanda, o seguro se torna obrigatório quando você opta pelo programa de study & work, que são 25 semanas de curso mais 2 meses de férias. Alguns deles oferecem até 21 dias de cobertura para outros territórios da Europa, não somente na Irlanda, mas sempre precisa conferir.
No Canadá o seguro se torna obrigatório também para o visto de estudos, que seriam mais de 24 semanas. Você pode sair daqui com um seguro que cubra até 3 meses e depois fazer o seguro provincial chamado MSP, que vai sair mais barato, porém só tem cobertura em solo canadense. Se o seu programa tem menos de 24 semanas e é de idiomas, recomendamos fortemente que faça um dos seguros de viagem oferecidos pela New Frontier, com cobertura mínima de 30 mil euros.
Pronto, já sabemos bastante coisa sobre a segurança da sua saúde durante seu intercâmbio, agora é só falar com um dos nossos consultores para avaliar o melhor para o seu perfil!
Gostou? Compartilhe com seus amigos e bora pro intercâmbio!

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

Por Fernanda Rocha — Fundadora

Quando falamos em ensino superior

Estudar curso superior na França

Se você está planejando um

Anjo New Frontier
Coordenadora Operacional

Consultora Educacional

Consultora Educacional
Sou Andrielle Brandão, tenho 22 anos, estou cursando a Faculdade de Turismo e Hotelaria na UFF, fui presidente da empresa júnior LEVE Consultoria e trabalho com turismo há 3 anos. Meu maior sonho é realizar um intercâmbio, e estou comprometida em cuidar do sonho do seu intercâmbio com o mesmo carinho e determinação que cuido do meu.