
Intercâmbio em 2026: mais do que destinos, uma mudança de comportamento
Por Fernanda Rocha — Fundadora

Desde o dia 23 de Março de 2024, o governo da Austrália impôs mudanças necessárias para os vistos de estudantes do país.
Antigamente, o estudante baseava-se no critério do GTE (Genuine Temporary Entrance) e, agora, a Austrália passa a adotar o critério GS (Genuine Student). O intuito é deixar as aplicações mais sérias, com estudantes genuínos, cujo o principal intuito do visto é estudar. Além disso, a Austrália estava enfrentando algumas questões sociais, como inflação e criminalidade, que costumam acontecer quando o país começa a ter pouca mão de obra qualificada. Porém, o GS nada mais é do que um GTE com mais cuidado. Vamos para as principais mudanças.
Programas de cursos de inglês (ELICOS)
Para cursos de Higher Education ou VET

O GS tem o intuito de avaliar os seguintes pontos
No formulário online de solicitação de visto de estudante, as respostas devem ser escritas em inglês, com o máximo de 150 palavras por pergunta.
Vamos para as perguntas abordadas
O que o site da embaixada reforça como pontos importantes para o GS:
Dicas e orientações New Frontier
Os vistos australianos, tanto de turista quanto de estudantes, serão analisados com mais cuidado, podendo acontecer com mais frequência a observação de “no further stay”, que é quando o aluno tem o visto concedido, mas não terá a permissão de renovar e continuar no país. Além disso, o governo terá autonomia para suspender provedores de educação, podendo negar os vistos caso as escolas não sejam genuínas.
De Janeiro de 2023 para Janeiro de 2024, o número de aprovações mundiais para ELICOS (Cursos de idioma na Austrália) caiu em 16%, já para cursos VET houve uma queda de 17% de aprovações. Mas calma, o Brasil ainda é uma pequena porcentagem dentro disso e os vistos já voltaram a ter aprovações.
A comprovação financeira também mudou! Aumento de 21% aproximadamente.
Segue a tabela divulgada pela imigraçao no dia 8 de Maio de 2024:

Ou seja, de AUD24.505,00 anuais de comprovação para o aplicante principal, passou para AUD29.710,00, que seria o valor de AUD 2.475,83 por mês de permanência no país. Para cônjuge ou parceiro do requerente principal do visto de estudante, precisará comprovar o valor de AUD10.394,00 somados aos AUD29.710,00 anuais, ou seja, cerca de AUD867,00 a mais, por mês de permanência no país. Para filhos e dependentes, o valor sai de AUD3.670,00 e passa a ser de AUD4.449,00, anuais, que também devem ser somados aos AUD29.710,00 para a comprovação.
Essas mudanças visam melhorar alguns pontos na vida dos estudantes internacionais como:
INFORMAÇÃO IMPORTANTE:
O passaporte Brasileiro segue como nível 1, com cerca de 98% de aprovação de visto! Em teoria, o passaporte nível 1, não tem a obrigatoriedade de apresentar a comprovação financeira. Porém, a embaixada é soberana, sempre indicamos que coloque no seu processo essa comprovação.
O tempo de análise do visto tem demorado no máximo 50 dias até o momento, porém, o prazo médio tem sido 25 dias. Mas, algumas coisas vão precisar fazer sentido para a comprovação financeira, e para isso ficar mais ilustrativo, vamos analisar um perfil hipotético:
Basicamente, muitas coisas continuam as mesmas, pelo menos para quem visa uma aplicação correta. A Austrália não quer impedir que os estudantes continuem no país, apenas vão ser mais rigorosos quanto aos critérios que exigiam.
A New Frontier sempre vai orientar o intercambista de maneira clara, transparente e com muito carinho. Sem desespero, estaremos com você do início ao fim!

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

Por Fernanda Rocha — Fundadora

Quando falamos em ensino superior

Estudar curso superior na França

Se você está planejando um

Anjo New Frontier
Coordenadora Operacional

Consultora Educacional

Consultora Educacional
Sou Andrielle Brandão, tenho 22 anos, estou cursando a Faculdade de Turismo e Hotelaria na UFF, fui presidente da empresa júnior LEVE Consultoria e trabalho com turismo há 3 anos. Meu maior sonho é realizar um intercâmbio, e estou comprometida em cuidar do sonho do seu intercâmbio com o mesmo carinho e determinação que cuido do meu.