Tudo o que você precisa saber sobre as atualizações das aplicações de visto para a Austrália

Desde o dia 23 de Março de 2024, o governo da Austrália impôs mudanças necessárias para os vistos de estudantes do país.

Antigamente, o estudante baseava-se no critério do GTE (Genuine Temporary Entrance) e, agora, a Austrália passa a adotar o critério GS (Genuine Student). O intuito é deixar as aplicações mais sérias, com estudantes genuínos, cujo o principal intuito do visto é estudar. Além disso, a Austrália estava enfrentando algumas questões sociais, como inflação e criminalidade, que costumam acontecer quando o país começa a ter pouca mão de obra qualificada. Porém, o GS nada mais é do que um GTE com mais cuidado. Vamos para as principais mudanças.

Programas de cursos de inglês (ELICOS)

  • As cartas de intenção serão substituídas por um questionário, não haverá mais um padrão de carta – muitos aplicantes estavam utilizando o ChatGPT e as cartas perderam sua essência e genuinidade. 
  • Família não contará mais como vínculo no Brasil, não será nem mais mencionada no processo.

O objetivo será uma aplicação bem direta, sem rodeios, com planos claros. Todas as outras regras permanecem, como a possibilidade de trabalhar e levar o parceiro no visto.

Para cursos de Higher Education ou VET

O GS tem o intuito de avaliar os seguintes pontos

  • Situações em seu país de origem (ou país de residência)
  • Situação potencial na Austrália
  • Valor do curso para seu futuro
  • Histórico de imigração
  • Outro assunto relevante

No formulário online de solicitação de visto de estudante, as respostas devem ser escritas em inglês, com o máximo de 150 palavras por pergunta.


Vamos para as perguntas abordadas

O que o site da embaixada reforça como pontos importantes para o GS:

  • Forneça detalhes sobre as suas circunstâncias atuais. Isso inclui vínculos com a comunidade, emprego e circunstâncias econômicas.
  • Explique por que  deseja estudar este curso na Austrália com este provedor de educação específico. Também deve explicar sua compreensão dos requisitos do curso pretendido, além do por que quer estudar e morar na Austrália.

Explique como concluir o curso será benéfico para o seu perfil.

Dicas e orientações New Frontier

  • A embaixada não é obrigada a receber vistos com documentação faltando, será essencial que estejam todos completos e objetivos.
  • A embaixada visa contabilizar quem tem a intenção de imigrar e quem quer apenas passar uma temporada fora do país de origem. O que pode influenciar nesse ponto será a duração e o tipo do curso escolhido.
  • Bridge Visa: tomar muito cuidado, principalmente para quem quer ir de turista e trocar o status lá
  • A carta do perfil de estudante com idade de 40 anos ou mais, tem que estar muito explícito o porque ele pode se tornar uma mão de obra mais qualificada do que os perfis de 22 anos. Basta mostrar fatos que deixem o seu perfil mais atrativo.

Os vistos australianos, tanto de turista quanto de estudantes, serão analisados com mais cuidado, podendo acontecer com mais frequência a observação de “no further stay”, que é quando o aluno tem o visto concedido, mas não terá a permissão de renovar e continuar no país. Além disso, o governo terá autonomia para suspender provedores de educação, podendo negar os vistos caso as escolas não sejam genuínas.

De Janeiro de 2023 para Janeiro de 2024, o número de aprovações mundiais para ELICOS (Cursos de idioma na Austrália) caiu em 16%, já para cursos VET houve uma queda de 17% de aprovações. Mas calma, o Brasil ainda é uma pequena porcentagem dentro disso e os vistos já voltaram a ter aprovações.

Muita coisa ainda continua na mesma, como por exemplo a comprovação financeira, que pode continuar sendo feita por até 2 parentes de 1o grau, mantendo-se em 2.043 dólares australianos por mês de permanência. O tempo de análise do visto tem demorado no máximo 50 dias até o momento, porém, o prazo médio tem sido 25 dias. Mas, algumas coisas vão precisar fazer sentido para a comprovação financeira, e para isso ficar mais ilustrativo, vamos analisar um perfil hipotético:

  • Estudante de 40 anos, aplicando para a família de 2 filhos e um marido. Se utilizar a comprovação financeira de algum parente, mesmo que seja de 1o grau, pode ser considerado um perfil de risco.
  • Outro fator que pode ser importante na análise do perfil, é o turno das aulas. Estudar de manhã faz diferença para o seu perfil de estudante.
  • Se o aluno quiser utilizar o caixa da sua empresa como comprovação financeira, só poderá ser contabilizado após descontar as porcentagens de cada sócio (se houver). Somente o que sobra em nome da empresa, que poderá ser considerado como comprovação.

Basicamente, muitas coisas continuam as mesmas, pelo menos para quem visa uma aplicação correta. A Austrália não quer impedir que os estudantes continuem no país, apenas vão ser mais rigorosos quanto aos critérios que exigiam.

A New Frontier sempre vai orientar o intercambista de maneira clara, transparente e com muito carinho. Sem desespero, estaremos com você do início ao fim!

 

 

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima