Como o intercâmbio contribui para seu crescimento pessoal e profissional?

Que um intercâmbio é essencial para que qualquer pessoa domine a fluência de um idioma todo mundo sabe, mas a experiência adquirida durante essa viagem vai muito além da prática de uma nova linguagem. Aqui neste post traremos uma visão além do benefício óbvio, num contexto geral podemos dizer que quando você é inserido em um mundo novo, quase que totalmente desconhecido, é preciso que você se adapte a ele, e como consequência disso, você acaba por desenvolver mais seu lado profissional e pessoal.

Separamos as duas categorias, mas a verdade é que quando se cresce no âmbito pessoal, a melhora no profissional também é evidente. 

Aqui vão alguns pontos que o intercâmbio contribui para seu crescimento pessoal e profissional:

Desenvolvimento Socioemocional

Quando se pensa no tão sonhado intercâmbio, já nos vem aquela ansiedade: às vezes boa de animação e às vezes aquela que nos paralisa de medo. Mas o fato é que conseguimos parar de senti-la. 

As competências socioemocionais são a forma com que as pessoas lidam com as emoções e como elas a expressam na sociedade, é a famosa “inteligência emocional”. Podemos dizer que durante o período de intercâmbio, toda necessidade de adaptação contribui para a evolução das habilidades socioemocionais, e assim  aprendemos a lidar com aquela ansiedadezinha de medo que antes acabava nos limitando. 

Não só isso, essas competências desenvolvem outros lados também, como a comunicação, empatia e os “autos”:

  • Autoconfiança – Adquirida pela coragem de desbravar algo novo e todo dia ter novas experiências.
  • Autoconhecimento – Ao ir para um “mundo desconhecido” você acaba se redescobrindo por estar enfrentando novos desafios diferentes dos que já viveu. 
  • Autogestão – É a organização e responsabilidade que você ganha ao se ver diante de uma situação onde faz as escolhas com completa autonomia. 

Independência

A independência é um dos aspectos mais relacionados ao intercâmbio. 

No início da vida adulta é muito comum que as pessoas se deparem com várias dúvidas. Por onde começar? O que devo fazer? Como fazer? Essas perguntas, em um momento tão delicado como o início da vida adulta, podem nos tornar muito dependentes, já que muitas vezes não possuímos nem ao menos maturidade para tomar decisões. 

O intercâmbio nos mostra novas experiências, é durante o tempo da viagem que podemos ter as primeiras oportunidades de aprender a fazer as coisas por conta própria. Às vezes até mesmo serve de aprendizado para as coisas mais simples, como pegar transporte público, fazer as compras do mês, como se organizar, cozinhar e etc…  Somos expostos o tempo todo a situações inéditas, que precisamos aprender a lidar sem a rede de apoio que temos no nosso dia a dia.

 O intercâmbio é um ótimo professor para quem deseja ter mais controle da sua própria vida, onde fazemos escolhas próprias diariamente, o que nos oferece um maior senso de independência. O período da viagem acaba contribuindo para o amadurecimento financeiro, emocional e profissional, já que nos traz uma visão ampla de quais são as responsabilidades vindas de uma vida de autonomia. 

 Troca cultural

Uma das razões pelas quais as pessoas gostam de viajar é para conhecer novas culturas. Às vezes o choque cultural é grande, mas sempre é interessante conhecer mundos, vivências e histórias diferentes do estamos acostumados. 

Ao fazer um intercâmbio, você não só conhece coisas novas, mas como também as vive diariamente, se inserindo numa realidade que pode ser totalmente diferente da sua. A gente sabe que geralmente o diferente é assustador, e em algumas vezes também consideramos bizarro, mas a rotina de viver em outro ambiente, melhora sua compreensão do mundo e o diferente deixa de ser algo estranho e começa a parecer curioso e interessante. A bagagem cultural que adquirimos durante esse período é muito importante para a construção do senso crítico, além de também para aumentarmos nosso conhecimento geral. 

 Networking

Uma das coisas que não podemos deixar de ressaltar é que durante esse tempo você conhecerá muitas pessoas diferentes. É comum que no ambiente em que você vai se inserir tenha muitos outros intercambistas, então não espere fazer novas amizades apenas com os locais, mas sim com gente de cada canto do globo. Essa interação é essencial, não somente pela troca cultural, como falamos anteriormente, mas também pelo networking. O network nada mais é do que uma rede de relacionamentos do mundo profissional, e a experiência de um intercâmbio pode expandir os horizontes dessa rede trazendo contatos de vários países diferentes. Sendo assim, essa é uma das melhores oportunidades para agregar valor ao seu âmbito profissional. 

Currículo

E no fim, por conta de todos os ganhos de hard (um segundo idioma) e soft skills, é muito interessante ter um intercâmbio em seu currículo. 

Um intercâmbio é um diferencial que aponta que aquele candidato é proativo, que busca coisas novas para seu desenvolvimento pessoal. E com todas as habilidades que são desenvolvidas durante esse tempo, pode-se dizer que um intercâmbio é essencial para o sucesso de sua vida profissional.  

E se você leu o post e ficou com vontade de conversar com um dos nossos consultores, entre em contato que será um prazer te ajudar a planejar o seu intercâmbio! 

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima