Dia 15 de Agosto: Feriado de Santa Marija em Malta

Saiba a história por trás do feriado católico de Nossa Senhora de Assunção, ou como é chamado por lá, de Santa Marija. 

Duas coisas que você precisa saber sobre os malteses é que eles são um povo muito católico e que adoram uma celebração. Juntando o útil ao agradável, eles uniram esses dois traços de sua personalidade e fizeram um período inteiro só para comemoração de santos padroeiros em seu país. 

É conhecido mundialmente como período de  “festa”, que vai de maio até setembro, com vários feriados que variam de vilarejo para vilarejo, onde cada um celebra os seus santos padroeiros. 

Um dos feriados mais importantes entre todas as festividades é o de Nossa Senhora de Assunção, ou como chamado por lá de Santa Marija. Ele acontece no dia 15 de agosto e é um feriado público nacional, comemorado em oito cidades diferentes pela ilha: Għaxaq, Gudja, Attard, Mosta, Mqabba, Qrendi, Birkirkara e Victoria.

A festividade conta com decorações coloridas e cheias de luz pelas cidades, oferecem também barracas com uma variedade da comida local, procissões e muita música. Há também uma competição entre as paróquias para ver quem produz a festa mais bonita e colorida. Além disso, em Mqabba, uma das atrações do festival é um impressionante show de fogos de artifício que duram quase 30 minutos e é um verdadeiro espetáculo. 

Mas a beleza desse feriado não se resume só às ornamentações, a história por trás dele é tão encantadora quanto a festa em si. 

Malta foi fortemente bombardeada durante a Segunda Guerra Mundial. Os sucessivos ataques desestabilizaram o país de forma que o que restava de suprimento por lá deveria servir para no máximo uma semana, depois disso seriam obrigados a se render para as tropas alemãs e italianas. 

O país era uma importante base estratégica para as forças aéreas e navais britânicas, então a Inglaterra não podia deixar isso acontecer. O país britânico resolveu então montar a chamada Operação Pedestal, que enviou uma frota de catorze navios com vários suprimentos que seriam o suficiente para reerguer Malta. Durante o percurso essa frota foi interceptada pelas tropas do eixo que afundaram boa parte dos comboios. 

Entre 13 e 14 de agosto apenas quatro navios chegaram ao porto de Malta, mas os suprimentos que eles ofereceram não eram o suficiente para que o país se mantivesse no meio da guerra. Eles precisavam de óleo, combustível e querosene, que vinha no comboio Ohio. 

Ohio era um tanker petroleiro, que a única coisa que se sabia de sua situação, é que ele foi duramente bombardeado, achavam que provavelmente ele já devia estar no fundo do oceano. O primeiro ataque foi de submarinos italianos, que afundaram um navio que acompanhava o comboio, mas mesmo sendo atingido por torpedos, Ohio seguiu seu caminho. Depois vieram tentativas de ataques aéreos que não foram bem sucedidas e Ohio continuou seu caminho. Um outro ataque aéreo foi feito e dessa vez uma bomba atingiu Ohio, mas mesmo assim o comboio continuou a seguir seu caminho. 

Não se sabia que destino o comboio Ohio levou, mas o povo maltês manteve sua esperança, e em época da santa Nossa Senhora de Assunção, rezavam por um milagre. Então no dia 15 de agosto, Santa Marija atendeu às preces do povo e o comboio Ohio chegou a Grand Harbour, entregando aos malteses combustível suficiente para que sobrevivessem a grande guerra.  O comboio logo que chegou, descarregou seus suprimentos e naufragou depois de tanto resistir. Ohio começou a ser chamado pelos malteses como “Comboio Santa Marija”, pela sua chegada inexplicável que foi um verdadeiro milagre, dando um novo significado ao feriado.

Essa e várias outras histórias fazem com que Malta seja um país único em suas tradições. Ficou interessado e quer conhecer de perto as festividades desse país? Fale com um de nossos consultores e bora pro intercâmbio!

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima