post_australia em familia_blog-03

Intercambio em Família na Austrália

 É muito comum que ao realizar o intercâmbio, o estudante vá sozinho. Ao menos, isso é o que mais escutamos por aí. Porém, na Austrália é possível que você aplique para seu visto de estudos e leve seus filhos e cônjuge, e não é essa complicação toda que você imagina.

No próprio site disponibilizado pelo governo Australiano tem bastante conteúdo sobre esse tipo de intercâmbio, vamos começar falando das primeiras regras apontadas pela Austrália.

Você pode incluir membros os seguintes membros da família como seus dependentes:

  • Seu/sua parceiro(a) (cônjuge, de fato ou parceiro(a) do mesmo sexo) 
  • Seu/sua filho(a)/filhos(as) dependentes com menos de 18 anos de idade e/ou 
  • Filho(a)/filhos(as) de seu/sua parceiro(a) dependentes com menos de 18 anos de idade.

Como consigo comprovar que estou em um relacionamento sério para que essa pessoa entre como meu dependente?
Será preciso fornecer evidências que comprovem seu relacionamento com seus familiares dependentes. Essas evidências podem incluir: certidões de casamento, união estável, contas na mesma residência e certidões de nascimento.  

DICA DA New Frontier -> Quanto mais evidências de que seu relacionamento é genuíno, mais forte será o perfil para a aplicação do visto. 

Exemplo:  se você tiver menos de um ano de casado, mas já possui uma união estável de mais de 2 anos, mostrando que moram juntos, com comprovantes de residência no mesmo endereço, já pode ser considerado um vínculo bem forte para incluir o dependente no visto. Por outro lado, fotos são evidências muito fracas que não costumam ser levadas em consideração.

O que meu parceiro terá direito como meu dependente?

  • Trabalhar 48h quinzenais durante todo o período do intercâmbio, incluindo nas férias  (diferente do aplicante principal, que a única diferença é poder trabalhar tempo integral nas férias).
  •  Estudar até 12 semanas 

* Esse papel poderá ser invertido se tiverem interesse em renovar o visto na Austrália

Por exemplo:
Esposa como aplicante principal, para um programa de estudos de inglês, com mais de 20h semanais, com 24 semanas de duração, aplica para o visto com seu marido, que entra como dependente dela. Após 24 semanas, se o casal tiver interesse em renovar o visto no país e continuar com seus estudos, o marido poderá ser o aplicante principal e a esposa pode  ser a dependente.

Próximo passo é entender como colocar o filho como dependente:

Uma das exigências é que as crianças em idade escolar (entre 5 e 6 anos, dependendo do estado) vão precisar estar matriculadas em escolas da Austrália . É obrigatório ter ao menos uma carta de reserva em uma escola australiana para que o visto seja aplicado!
A educação escolar na Austrália é obrigatória para crianças de 6 a 16 anos (ano zero ao ano 10). Existem muitas escolas diferentes, que podem ser divididas em dois grandes grupos: governamentais (públicas) e não governamentais.

Entre as escolas não governamentais, a escolha é grande para encontrar uma para as necessidades do aluno e de seus pais.O ideal é que seja no bairro onde os pais estão estudando, e mesmo que seja governamental, não significa que será gratuito! Existem escolas particulares de prestígio, escolas religiosas, escolas que se especializam em um determinado campo: esportes, ciências ou artes. No entanto, cerca de 70% das crianças australianas vão para escolas públicas. O custo médio anual para uma escola pode variar entre AUD10.000 e AUD 18.000, tudo depende do estado escolhido.Para crianças menores de 5 anos, não existe a obrigatoriedade de uma creche! Apenas que deixe claro que essa criança terá cuidados enquanto os pais estão estudando ou trabalhando. Existem várias creches na Austrália e o filho dependente tem direito a elas, mas a maioria terá um custo. Sempre é bom fazer essa pesquisa antes de ir. 

OSHC (Overseas Student Health Cover) Family:
Assim como o OSHC é obrigatório para quem aplica para o visto de estudante individual, ele também será para quem aplica para o de família. O que precisa analisar é o valor do seguro. Ele não terá o custo simples, que seria 3 vezes o valor do individual. Assim como o OSHC Couple também não é apenas o dobro do individual, o family terá um custo maior.

Custos e comprovação financeira para dependentes:
Taxa de aplicação do visto: AUD$710,00 (principal) + AUD$530 cônjuge + AUD$175 por filho menor de 18 anos + taxa de despachante (cerca de 350 reais por pessoa)
Na tabela fica mais fácil ver quanto será a comprovação financeira que poderá ser solicitada pela embaixada:

AUD$2.475,83 x (quantidade de meses curso + férias) + 35% por dependente cônjuge + 15% por filho menor de 18 anos + AUD$2,500 por passagem aérea.
Existem algumas formas de comprovar os valores e nós temos um post bem explicado sobre isso! É só Clicar Aqui.

Os primeiros passos para você fazer o intercâmbio com a sua família já foram dados! Nós já enviamos famílias para a terra dos cangurus e é sempre muito legal acompanhar todo o aprendizado e crescimento por lá. 

E aí, vamos planejar seu intercâmbio em família? Não deixe de fazer contato com nossos consultores. Ajudamos do início ao fim, pode contar sempre com a New Frontier! 

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima