narciso-arellano-FMfRkz8dcww-unsplash

Intercâmbio em Família para o Canadá

É muito comum que ao realizar o intercâmbio, o estudante vá sozinho. Ao menos, isso é o que mais escutamos por aí. Porém, no Canadá é possível que você aplique para seu visto de estudos e leve seus filhos e cônjuge, e não é essa complicação toda que você imagina. Se você aplicar para o Mestrado/MBA no Canadá, você terá direito a levar sua família junto. Separamos um passo a passo e um compilado de regras para mostrar que sua família segue tendo oportunidades no nosso queridinho Canadá. 

Vamos para o passo a passo desse projeto e depois sobre as regras

1º Passo – Entenda que será um investimento


O projeto terá um custo, mas com um retorno intangível! Experiência profissional, conhecimento de novas culturas e possibilidade de conseguir imigrar. A embaixada Canadense tem regras de comprovação financeira que também precisam ser entendidas e vamos explicar tudo isso aqui, mas a primeira etapa é entender os valores.

2º Passo – Vamos escolher o curso


Como este é um post de família, com filhos e cônjuges, esse passo vai ser para ver o MBA/Mestrado ou Doutorado que será escolhido. Será feita uma análise de perfil para identificar se faz sentido com sua trajetória profissional, acadêmica, idade e se a opção de cidade escolhida também faz sentido para seu visto.

3º Passo – Documentação e pagamento


Já foi entendido como vai funcionar prazos, pagamentos e prazos para documentação,. É preciso ficar claro quais serão os primeiros documentos para providenciar, e normalmente é necessário pagar uma taxa de matrícula para o processo começar. As taxas NÃO costumam ser reembolsáveis! Feito o primeiro pagamento, vamos para o próximo.

4º Passo – Matrícula na instituição de ensino


Vamos enviar sua documentação para matrícula, o curso pode solicitar tradução juramentada do seu histórico acadêmico e profissional, e não saberemos se a matrícula será aceita ou não, vai depender do processo.


5º Passo – Preparação para o visto


Aqui vai ser a etapa de pegar toda a documentação e traduções juramentadas para realizar a aplicação da família, inclusive itens que não são obrigatórios, mas recomendados, como o seguro viagem, por exemplo. Vamos separar tudo, documentos obrigatórios fornecidos pela instituição de ensino, como a PAL, comprovação financeira, vacinas, passagem aérea, seguros, taxas de biometria e exames exigidos pelo governo. 

6º – Passo –  Aprovação e Partiu Canadá


Com o visto em mãos, vamos fazer sua reunião pré-embarque e alinhar todos os seus próximos passos no país! Temos nossos Anjos New Frontier e suporte psicológico para te dar todo o preparo possível!

Agora, vamos entender melhor as regras desse intercâmbio para o Canadá?

No próprio site disponibilizado pelo governo canadense tem bastante conteúdo sobre esse tipo de intercâmbio, vamos começar falando das primeiras regras apontadas pelo Canadá.

Quem pode ser incluído como dependente?

  • Seu/sua parceiro(a) (cônjuge, união estável ou parceiro(a) do mesmo sexo)
  • Seu/sua filho(a)/filhos(as) dependentes com menos de 22  anos de idade (depende da província)
  • Filho(a)/filhos(as) de seu/sua parceiro(a) dependentes com menos de 22 anos de idade (depende da província)
Como comprovar que estou em um relacionamento sério para que essa pessoa entre como meu dependente?

Será preciso fornecer evidências que comprovem seu relacionamento com seus familiares dependentes. Essas evidências podem incluir: certidões de casamento, união estável, contas na mesma residência e certidões de nascimento.

DICA da New Frontier -> Quanto mais evidências de que seu relacionamento é genuíno, mais forte será o perfil para a aplicação do visto.

Exemplo: se você tiver menos de um ano de casado, mas já possui uma união estável de mais de 2 anos, mostrando que moram juntos, com comprovantes de residência no mesmo endereço, já pode ser considerado um vínculo bem forte para incluir o dependente no visto. Por outro lado, fotos são evidências muito fracas que não costumam ser levadas em consideração.

Direitos do Seu Cônjuge Como Dependente

  • Trabalho: O cônjuge ou parceiro(a) poderá obter uma permissão de trabalho aberta, permitindo trabalhar em qualquer ocupação e para qualquer empregador enquanto você estuda. (Para cursos de MBA, Mestrados e Doutorados)
  • Estudo: O parceiro(a) pode estudar cursos de curta duração (até 6 meses) sem precisar de um visto de estudante específico.
Exemplo de Aplicação de Visto em Família

Antes de tudo, LEMBRETE da New Frontier: Todas as instituições de ensino terão que emitir a PAL (Provincial Attestation Letter), nova documentação para qualquer visto de ESTUDOS no Canadá. Cada instituição tem um limite de emissões de PALs por ano! Além disso, as instituições de ensino tem que estar dentro da Designated Learning Institution (DLI)


Segue exemplo:
Esposa como aplicante principal, para um programa de MBA/Mestrados, que sigam as regras da embaixada (fizemos um post explicando isso, só clicar aqui), aplica para o visto com seu marido, que entra como dependente dela. Ele poderá trabalhar full time, também será elegível para aplicar o  PGWP (Post Graduate Work Permit) e ainda podem incluir filhos. Lembrando que, mesmo sendo um programa longo, é obrigatório apresentar passagem de volta! 

Colocando o Filho Como Dependente

O Canadá permite que o menor de idade entre no país com seus responsáveis legais e fique até 6 meses sem precisar estudar, mas é muito recomendado que estude o quanto antes possível, ou que já saia do Brasil com o Study Permit. Se os pais entram no país já com sua documentação de Study Permit, eles podem chegar e depois matricular o menor de idade, dentro desses 6 meses de prazo permitido. Para esta situação, o filho(a) deve sair do Brasil com o visto de visitante, e lá no Canadá devem solicitar uma permissão de estudo. Porém, é recomendável que o menor de idade já saia daqui com o Study Permit, já que os pais estarão com o visto também. O site da embaixada deixa claro que, titulares de permissão de estudos podem sempre ter filhos como dependentes, mesmo para Colleges. O que muda é para o CÔNJUGE, que só pode entrar como dependente em cursos de MBA ou superiores.

Idades dos filhos e a grade escolar:

Antes dos 4 anos de idade, a criança não está em idade escolar, só precisa comprovar que os pais têm condições de cuidar da criança
4 a 5 – Já pode colocar em creche, mas não é obrigatório. Os custos podem variar.
6 a 11 – Primary School (Equivalente a ensino fundamental):
Torna-se obrigatório matricular a criança, e os pais com o Study Permit não pagam mensalidade para os filhos.
12 a 17 –  Secondary School ( Equivalente a Ensino médio)
Também é obrigatório e não tem mensalidade para os pais com o Study Permit.

Cerca de 90% das crianças canadenses vão para escolas públicas

Seguro Viagem (Health Insurance) para a Família

O governo não coloca no site um seguro específico como obrigatório. Mas, é extremamente recomendado que os aplicantes apresentem um seguro para pelo menos os 3 primeiros meses, e coloque que irá contratar algum seguro provincial no Canadá para a continuação do programa. É permitido contratar no máximo 1 ano, e depois ir renovando a cobertura, só não pode deixar ficar descoberto para pedir a renovação. Na New Frontier, trabalhamos com diversos seguros, vamos te orientar.

Custos e Comprovação Financeira para Dependentes

  • Taxa de aplicação do visto: CAD 150,00 (principal) + CAD 255 cônjuge (OWP) ou CAD 100,00 para visto de visitante, ou 150 CAD se o filho for com o study permit. Taxa de Biometria: CAD 170,00 casal ou família.
  • Comprovação financeira: CAD 20.635   para o um aplicante principal, CAD 25.690 para 2 aplicantes e CAD 31.583 para 3 pessoas. Todos comprovados anualmente. Existem algumas formas de comprovar os valores e nós temos um post bem explicado sobre isso! É só clicar aqui! 

Os primeiros passos para você fazer o intercâmbio com a sua família já foram dados! Vamos deixar aqui uma aba bem legal do site da imigração,que mostra a lista de profissionais, também ajuda a entender os melhores caminhos após estudos. Nós já enviamos famílias para o Canadá e é sempre muito legal acompanhar todo o aprendizado e crescimento por lá.

E aí, vamos planejar seu intercâmbio em família? Não deixe de fazer contato com nossos consultores. Ajudamos do início ao fim, pode contar sempre com a New Frontier!

Explore novas fronteiras com a gente e viva uma experiência em família que vai transformar sua vida!

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima