Custo de vida em Berlim: guia para estudantes
Planejar um orçamento é essencial
Você já ouviu falar nos intercâmbios 100% gratuitos? Essa é uma pauta que está em alta no momento e que gera muita dúvida em pessoas que estão vindo conhecer a New Frontier agora.
A promessa de intercâmbios gratuitos sempre parece muito atraente, mas não são tão simples quanto parecem. Vamos contar aqui alguns dos tipos de intercâmbios gratuitos e qual a dificuldade por trás deles.
Existem Intercâmbios 100% gratuitos ?
A categoria dos intercâmbios 100% gratuitos são programas geralmente oferecidos por governos e instituições locais. Alguns deles dão bolsas de estudo e além disso arcam com os outros custos como acomodação, transporte, passagem e visto. Esses programas são voltados principalmente para pós-graduação e graduação.
É muito comum em países como da índia ou Japão, que o governo tem uma verba para arcar com custos de alguns estudantes no exterior. Para alunos brasileiros, essa modalidade ainda pode ser um sonho bem distante.
Cada um desses programas tem seus requisitos, geralmente você precisa ter um histórico acadêmico bem forte, pois será analisado sua contribuição para pesquisas, artigos publicados e claro, o famoso CR (Coeficiente de Rendimento). E lembre-se, é indispensável que você prove que fale o idioma do país de destino, que será cobrado via algum teste de proficiência. O que é realmente importante para sua segurança é estar atento à fonte dessas oportunidades, porque muitas vezes pode ser um golpe. Afinal, ninguém oferece nada de graça, a não ser que tenha um forte motivo, certo? Vamos tentar desmistificar alguns dos tipos que mais vimos na internet.
Intercâmbios à trabalho
Algumas empresas, principalmente ligadas à acomodações, oferecem um estilo de “permuta” para o intercambista, ou seja, ele vai para um Hostel e trabalha em troca de acomodação. Porém, ainda será necessário se preparar para alguns gastos, principalmente se você optar por um país que exija visto. Até mesmo sem visto, é possível que na imigração que te peçam algum comprovante de renda e também um seguro viagem. Ou seja, já deixou de ser 100% gratuito, não é mesmo?
Até mesmo os intercâmbios de voluntariado, oferecidos na África, será necessário pagar uma quantia. “Mas se é voluntário, eu não preciso pagar, estou oferecendo meu trabalho!!” Calma, não é bem assim, mesmo indo trabalhar, você terá um custo para aquela organização, como alimentação, água e insumos básicos. Por isso, mesmo sendo voluntariado, é comum ter um custo para o programa.
Working Holiday Visa
Oferecido em alguns países, sendo que os mais famosos são a Austrália e Nova Zelândia. É um visto de “trabalho e férias”, depende dos pré-requisitos de cada país. Com esse visto, não será necessário estar vinculado a alguma instituição de ensino ou empresa, mas precisa de comprovação de renda, seguro viagem e até um limite de idade. Ou seja, mesmo com o Working Holiday Visa, o intercâmbio também terá custos, como passagem, acomodação, comprovação financeira, seguro obrigatório e outros.
Bolsas de estudos
Até aqui no Brasil, para que o aluno consiga uma bolsa integral (100%) de estudos, será necessário passar por um processo seletivo difícil e demorado. Por exemplo, ao se formar o aluno pode pode fazer um mestrado, com bolsa ou sem, vai depender da pesquisa apresentada e diversos outros pontos. Não é muito diferente no exterior, que é bem mais comum que o aluno pague pelo ensino superior, já que até o ensino médio, muitas vezes, é gratuito ou com custo reduzido. Dependendo do seu desempenho no ensino médio, as instituições do exterior podem oferecer algumas porcentagens de bolsas de estudo, geralmente 30% é o máximo, dificilmente será gratuito. Além de arcar com os outros 70% do curso, o aluno também precisa lembrar de custos pessoais,como acomodação, alimentação, saúde e lazer. Calma, os valores costumam ser bem parecidos com um MBA ou pós-gradruação oferecidas aqui no Brasil, além de possuir algumas formas de pagamento bem interessantes.
A New Frontier vai te orientar e prestar todo o suporte!
Quando falamos em intercâmbio é sempre importante ter em mente que esse programa é, acima de tudo, um investimento, não só em seus sonhos, mas também é investir na melhor experiência pro seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Não trabalhamos com programas que oferecem os intercâmbios 100% gratuitos, e é sempre bom pesquisar bem quem está oferecendo e quais são os motivos, afinal, será que tenho os diferenciais para justificar este custo? De onde é essa empresa? Por que estou tendo todos esses privilégios? Se tudo fizer sentido, será possível realizar esse planejamento.
Porém, na maioria dos casos, podemos indicar inúmeros colleges privados/governamentais que oferecem algum tipo de bolsa para alunos brasileiros. Nossos consultores estão sempre à disposição para achar a scholarship que melhor se enquadra no seu perfil, te ajudaremos durante o processo, dando assistência para que você consiga a sua tão sonhada jornada no exterior. E o resto das despesas, te ajudaremos a encontrar as opções de melhor custo benefício, é possível fazer um planejamento financeiro e deixar tudo organizado para o intercâmbio, pode acreditar!
Tá esperando o que? Chame um de nossos consultores, porque eles estão preparados para ajudar a achar o melhor caminho para você realizar o sonho intercâmbio!
A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!
Planejar um orçamento é essencial
A Alemanha é um dos
O Pathway é um curso
Se você está em Dublin,
Copyright © 2023 New Frontier | Desenvolvido por creartcode.