St. Patrick’s Day: Saiba tudo sobre o principal feriado nacional da Irlanda!

A Irlanda é um dos destinos de intercâmbio mais procurados pelos brasileiros! Isso se deve ao seu excelente custo-benefício e pela permissão de trabalho que oferece aos estudantes internacionais de cursos de longa duração, incluindo cursos de idioma.

Mas, para além desses benefícios, a Irlanda é também um país encantador, com uma cultura rica, uma natureza exuberante e uma população acolhedora. Uma das maiores demonstrações desse encanto e riqueza cultural do país é o Dia de São Patrício, celebrado hoje, dia 17 de março.

Se você está pesquisando ou já planejando realizar o seu intercâmbio na Irlanda, você não pode deixar de conhecer esta data e essa celebração tão significativa para o povo irlandês antes de embarcar! Pensando nisso, nós preparamos esse post especial contando tudo sobre ela.

Vem com a gente conferir tudo o que você precisa saber sobre o principal feriado nacional da Irlanda!

História

Oficializado no início do século XVII, a data é uma celebração cultural e religiosa, comemorada no dia 17 de março, a data tradicional da morte de São Patrício, considerado o principal padroeiro da Irlanda.

A data marca a chegada do cristianismo na Irlanda e celebra principalmente a herança e a cultura dos irlandeses. E, apesar de ser um feriado nacional na República da Irlanda e na Irlanda do Norte, o Dia de São Patrício é celebrado em mais países do que qualquer outro festival nacional!

Durante a história, houve um período que ficou conhecido como diáspora irlandesa. Um período marcado por forte emigração irlandesa, causada pela política, opressão religiosa e questões econômicas. Nesse processo, mais de 80 milhões de pessoas saíram da Irlanda em direção a outros países.

 Por conta disso, a data atualmente é também amplamente celebrada em diversos outros países para além da Irlanda, como o Canadá, Estados Unidos, Argentina, Austrália, Reino Unido, África do Sul, Nova Zelândia, México, França e Alemanha.

Mas, quem foi São Patrício?

Considerado o padroeiro da Irlanda, São Patrício foi um missionário e bispo cristão romano-britânico do século V. Nascido em uma família rica, seu pai era diácono e seu avô sacerdote na igreja cristã. De acordo com uma Declaração, supostamente escrita por ele mesmo, aos dezesseis anos, ele foi sequestrado por invasores irlandeses e levado como escravo para a Irlanda gaélica. Lá ele passou seis anos trabalhando como pastor e foi durante esse tempo que encontrou Deus. Depois de voltar para casa, Patrick tornou-se padre.

Segundo a tradição irlandesa, Patrick retornou à Irlanda para converter o irlandês pagão ao cristianismo. Acredita-se ainda que os esforços de Patrick é que foram os responsáveis pela expulsão das “cobras” da Irlanda, apesar do animal já ser conhecido por não habitar a região, pois o clima do país não é propício para a sua reprodução.

Patrick morreu em 17 de março e foi enterrado em Downpatrick. Ao longo dos séculos seguintes, muitas lendas cresceram em torno da sua figura e ele se tornou o principal santo da Irlanda.

Como é celebrada a data?

As celebrações do dia de São Patrício são marcadas especialmente por desfiles e festivais públicos, semelhantes a um carnaval, com música tradicional irlandesa e o uso de roupas e adereços verdes e trevos. Há também encontros, com banquetes e danças.

Os desfiles de rua movimentam todo o país e também outras cidades do mundo com uma forte comunidade irlandesa presente. Entre os participantes incluem bandas marciais, militares, bombeiros, organizações culturais, organizações de beneficência, associações de voluntários, grupos de jovens, fraternidades, entre outros.

Na data, como forma de homenagem e celebração, diversos marcos famosos do mundo são iluminados com a cor verde, como a Ópera de Sydney, o Cristo Redentor e a Sky Tower em Auckland, como parte do “Global Greening Initiative” ou “Going Green for St Patrick’s Day”, promovido pela Tourism Ireland. 

Atualmente, mais de 300 marcos em cinquenta países em todo o mundo ficam verdes para o dia de St. Patrick’s. Ministros do governo irlandês também deslocam-se para o estrangeiro, durante a data, em visitas oficiais, com o intuito de promover a Irlanda e a sua cultura do exterior.

Além disso, religiosos aproveitam a data para frequentar cultos e ir às igrejas. Durante todo o dia, algumas restrições são retiradas, como a de consumir álcool, por exemplo. Acredita-se que por essa razão beber álcool, principalmente uísque e cerveja irlandesa tornou-se parte integrante das celebrações.

Um dos principais costumes do Dia de São Patrício é o de “afogar o trevo”. Essa tradição configura-se em colocar um trevo no fundo de um copo e em seguida enchê-lo com bebida. É então realizado um brinde a São Patrício e o trevo é engolido com a bebida ou retirado e jogado sobre o ombro para boa sorte. 

Apesar de todas as festividades e tradições, uma crítica tem acontecido com cada vez mais frequência com relação às celebrações do Dia de São Patrício sobre terem se tornado muito comercializadas e por promoverem estereótipos negativos do povo irlandês. Por isso, é importante ficar atento na hora de celebrar e comemorar essa data tão importante para o povo irlandês com muito respeito e alegria!

Porque se usa verde e trevos?

É comum no dia de São Patrício o uso de trevos e roupas e adereços verdes, mas uma curiosidade legal é entender como se originaram esses costumes! O uso do trevo vem da crença de que São Patrício utilizava a planta de três folhas para explicar a Santíssima Trindade aos irlandeses “pagãos”. Além disso, na Irlanda pagã, o número três era muito significativo, pois eles acreditavam em muitas divindades triplas. Muitos ícones e imagens do santo o retratam com uma cruz em uma mão e um ramo de trevos na outra.

Já a cor verde associada a imagem da Irlanda deriva de lendas do século XI como “O Livro da Tomada da Irlanda”, que conta a história de Goidel, o verde), o ancestral dos gaélicos e criador das línguas goidélicas (como o irlandês e o gaélico). Segundo a lenda, Goídel é mordido por uma cobra venenosa, mas salvo por Moisés que coloca o seu cajado na mordida, deixando uma marca verde. A história conta ainda que os seus descendentes se instalam na Irlanda, uma bela ilha verde e uma terra livre de cobras.

E ai, gostou de conhecer um pouco mais sobre a história e as origens do St. Parick’s Day? E que tal comemorar o próximo feriado durante o seu intercâmbio na Irlanda?

Você não vai querer deixar de viver essa experiência única no país berço da celebração! Entre em contato com um dos nossos consultores educacionais, peça um orçamento e partiu celebrar o #St.PatricksDay2024!

 

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima