A nova estratégia de imigração da Austrália atrapalha meu intercâmbio?

A Austrália anunciou uma nova estratégia para a imigração ontem, no dia 11 de dezembro. Essa estratégia foi formulada com alguns planos de ação e a grande parte deles vai começar a valer a partir do ano que vem, enquanto outros ainda vão passar por um período de teste. Mas New Frontier, o que o governo australiano quer com essas mudanças, essa estratégia vai atrapalhar meus planos?

Fique tranquilo que nesse post viemos esclarecer o por que dessa mudança e o que ela vai impactar

Por que a Austrália lançou uma nova estratégia de imigração?

Sempre batemos na tecla que a Austrália é um destino que oferece permissão de trabalho para os intercambistas, isso porque o destino busca mão de obra qualificada pro seu mercado. No documento divulgado, o governo australiano diz que a imigração deveria na verdade ajudar a resolver os problemas nacionais e criar um futuro próspero e seguro pro país.  O problema veio quando a imigração no país atingiu seu recorde, e em contrapartida, o mercado encontrava estrangeiros pouco qualificados pra aplicarem pros trabalhos disponíveis. Isso porque esse grande fluxo de estrangeiros que vinham, acabavam estudando em escolas novas que abriram pós pandemia e com pouca qualidade de ensino. 

Além disso, os dados do governo mostraram que a imigração líquida atingiu 510 mil de 1º de julho de 2022 a 30 de junho de 2023 e a chegada desse número grande de imigrantes resultou em uma alta nos preços dos imóveis por lá. Os preços dos aluguéis em algumas regiões de Sydney e Melbourne aumentaram em torno de 25% no último ano. Por conta disso, o governo australiano chegou a conclusão que a imigração já não estava mais funcionando a favor do país por conta das falhas do próprio sistema, então eles resolveram tentar reverter toda essa situação. O governo pretende reduzir esse número para 250.000 imigrantes no período de 2024 a 2025 (média).

Não só isso, esse fluxo é tão grande que ficou difícil para o governo australiano conseguir proteger os salários e condições dos trabalhadores estrangeiros. Então essa reformulação tentando direcionar uma imigração mais qualificada é uma necessidade não só pra manter a integridade do país, mas também pra assegurar pro estrangeiro uma melhor experiência e condições de trabalho dignas. 

Mas o que serão essas mudanças? 

Pra solucionar todo esse problema da imigração, eles perceberam que seria essencial mudar algumas coisas no sistema, construindo um planejamento pra que conseguissem atrair os intercambistas com as habilidades certas e  que os aplicassem onde precisassem (as áreas desfalcadas do mercado por lá). Então a Austrália quer pro ano que vem, trazer estrangeiros que busquem desenvolver habilidades pra ser mais produtivo em áreas críticas do país, como a da saúde e economia digital. Pra conseguir isso, eles dividiram essa reforma em alguns planos de ação e as principais mudanças ficaram nos vistos que vão exigir profissionais mais qualificados. São oito planos de ação e para alguns deles, vamos falar as principais mudanças que ele traz:

  • Focar na imigração temporária de trabalhadores qualificados para atender as necessidades de habilidades e promover a mobilidade do trabalhador

O objetivo desse plano é incentivar a mobilidade de trabalhadores imigrantes no mercado de trabalho e combater a exploração desses trabalhadores. Pra isso, eles eles introduziram um novo visto de Skills on Demand com três Pathways, pra trazer pro pís aqueles profissionais que realmente são capacitados. O primeiro é o Specialist Skills Pathway pra atrair profissionais com competências especializadas. O segundo é o Core Skills Pathway que serve pras habilidades principais que são necessidade no mercado de trabalho lá. Já o terceiro são de competências essenciais. No plano eles ainda afirmaram que pra incentivar eles vão simplificar os testes de mercado e do processamento do visto.

  • Reformular a imigração permanente de trabalhadores qualificados para impulsionar a prosperidade a longo prazo
  • Fortalecer a integridade e qualidade da educação internacional

Nesse plano vemos umas mudanças um pouco maiores. Aqui eles vão tentar elevar os padrões dos estudantes internacionais, pra que os alunos que forem pra lá ajudem nas demandas que são do mercado de lá. As mudanças foram no nível de inglês que vai ser mais elevado, eles também vão restringir mais as práticas de troca de visto onshore, pra evitar promover a “temporariedade permanente”. Eles também alteraram a idade limite do Temporary Graduate Visa de 50 pra 35 anos. 

  • Combater a exploração de trabalhadores e o uso indevido do sistema de vistos
  • Planejar a imigração pra colocar as habilidades certas nos lugares certos
  • Adaptar vistos regionais e o programa do Working Holiday Maker para apoiar a área regional da Austrália e seus trabalhadores
  • Fortalecer vínculos no Indo-Pacífico 
  • Simplificar o sistema de imigração pra aprimorar a experiência de imigrantes e empregadores

A Austrália quer dificultar a minha entrada como estrangeiro então?

Fica calmo, esse plano só foi elaborado pra que eles pudessem regularizar o mercado e atrair profissionais que fossem de fato qualificados. Essa reforma não só vai ajudar o destino a ter profissionais mais qualificados, como também vai garantir mais facilmente que os alunos estrangeiros achem trabalhos com seus direitos assegurados. Aqui na New Frontier nós te ajudamos a achar a escola ideal pra ajudar no desenvolvimento da sua vida profissional na Austrália, pra que você não passe problemas na imigração! Entre em contato com uma de nossas consultoras e bora pra um intercâmbio pra Austrália.

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima