Os tipos de vistos para um intercâmbio no Canadá

Temos no blog explicadinho os processos de vistos de países como  Austrália, África do Sul, Malta e Inglaterra e Irlanda. E dessa vez vamos explicar como funcionam os vistos para um intercâmbio no destino mais queridinho dos intercambistas: O Canadá. Então se você tá querendo ir pro Canadá e tá perdido no meio desse processo, pode ficar tranquilo que a New Frontier veio te ajudar a deixar tudo esclarecido sobre o processo do visto pra lá! 

Como posso fazer um intercâmbio pro Canadá?

Um visto para qualquer intercâmbio depende de fatores como a duração e o tipo de curso, e se seu destino for o Canadá esse processo é ainda mais específico. Os programas oferecidos por lá são bem diversos, você pode optar por fazer um curso de idioma, um profissionalizante, universidade e até mesmo pode trabalhar enquanto estuda. 

Visto de turismo

Se seu intercâmbio tiver uma duração menor que 6 meses você não necessariamente precisa tirar o visto de estudante. O Canadá permite estudar no país apenas com o visto de turista (também chamado de Temporary Resident Visa) se a duração dos seus estudos for de até 6 meses. A Taxa de aplicação pra ele é $100 CAD e separamos ainda os documentos requisitados para aplicar pro visto:

  • Passaporte com validade mínima de 6 meses;
  • Formulário de solicitação IMM5257E;
  • Carta de aceitação da instituição;
  • Comprovante de pagamento do curso;
  • Comprovantes de pagamento das taxas de visto — apresentar comprovante original;
  • Biometria;
  • Comprovante financeiro. 

Você também pode dar uma olhada nesses documentos que são requisitados no checklist que o próprio site do governo canandense oferece: Clique aqui para ver o checklist

Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)

Essa é uma autorização que assim como o visto de turista pode servir para os alunos que querem fazer um intercâmbio de até 6 meses de duração. Mas essa autorização não pode ser emitida por qualquer um, ela na verdade serve para aqueles alunos que já tenham tido o visto canadense nos últimos dez anos ou que possuam visto americano válido. Ela é uma alternativa interessante, porque é mais simples, basta entrar no site do governo do Canadá, informar os dados do passaporte e visto já obtido e pagar uma taxa de 7 dólares canadenses.

Visto de Estudante

E agora vamos falar dele, o famoso visto de estudante, que serve para os alunos que pretendem fazer um intercâmbio mais longo que 6 meses. Mas New Frontier, essa é a única diferença dele? O visto de estudante canandense é na verdade uma mão na roda pra quem pretende imigrar, ou pra quem quer uma experiência profissional diferenciada no seu currículo. Esse tipo de visto permite que o aluno estrangeiro trabalhe 20h semanais enquanto estuda. Mas também não é qualquer curso que te dá a permissão de trabalhar por lá, pra isso você tem que estar cursando um College ou em Universidade. Esse visto é dividido em duas categorias a S-1 e a SW-1, sendo essa última a “Student Worker”, que indica que esse intercambista tem permissão de ter um período para trabalhar enquanto estuda. A taxa de aplicação é $150 e o tempo de processamento é de mais ou menos 9 semanas. Os documentos requisitados nesse visto são:

  • Passaporte válido e os anteriores se tiverem carimbos de entrada em outros países;
  • Formulário de Solicitação de Visto de Estudante (IMM 1294);
  • Carta de Intenções;
  •  Comprovação Financeira;
  • LOALetter of Acceptance – a carta de aceitação que a escola manda;
  • Seguro viagem;
  • Comprovante de escolaridade;
  • Biometria;
  • Certificado de Exame Médico.

A biometria é pedido nos dois vistos que trouxemos aqui e pra fazer ela você precisa pagar a taxa individual de $85 CAD, depois do pagamento você deve receber uma carta falando onde você deve ir pra dar sua biometria e deve ter esse comprovante de pagamento em mãos e seu passaporte válido. E se você ainda tá indo pra província do Québec, outro documento é solicitado, o CAQ, ou Québec Acceptance Certificate. Pra solicitar esse certificado você precisa do LOA com informações da escola, do curso e duração, nome do programa, data de início e de fim e valor do curso e um passaporte válido por todo o período do curso. Ele custa uma taxa de $116CAD.

O Seguro Viagem não é obrigatório para entrar no país, entretanto as escolas exigem que seus alunos o façam. O Canadá possui um sistema de saúde pública que está entre um dos melhores do mundo. Porém, diferente do Brasil, o sistema canadense tem um funcionamento específico que cada província atribui a ele, então pode-se dizer que o país não tem só 1 sistema de saúde e sim 13. Por conta disso, algumas regras não são atribuídas da mesma forma e nem todas as regiões cobrem o acesso de estudantes estrangeiros. Por isso é importante o seguro para o intercambista, já que ele é uma garantia de uma estadia sem muitas preocupações, caso aconteça algum imprevisto na sua viagem.

Posso levar dependentes para o Canadá?

O Canadá ainda permite que o aplicante leve filhos e cônjuge junto, que vão ter acesso à escola e permissão de trabalho também. Só é possível que você leve dependente com seu Visto de Estudante e se você estiver matriculado em uma instituição de college ou universidade que são elegíveis ao PGWP – Post Graduate Work Permit (fica tranquilo que já vamos explicar o que é isso). Mas pra levar seu cônjuge não é simplesmente chegar e falar que vocês são casados, você precisa comprovar que estão há mais um ano juntos, com certificado de casamento ou de união estável. Esse cônjuge ainda fica elegível ao Open Work Permit, que dá permissão a trabalhar legalmente no país. Se o filho tiver em idade escolar, receberá o visto de estudante, então sua taxa será de $150,00CAD, caso o filho esteja fora da idade escolar, logo receberá o visto de visitante, logo sua taxa será de $100,00CAD. A taxa de biometria de família é de no máximo $170 CAD. Esses são os documentos requisitados de cônjuge: 

  • Foto digital;
  • Cópia colorida de passaporte (se possuir vistos anteriores, enviar cópia para fortalecer histórico de viagem;
  • Cópia colorida de um documento de identificação (RG ou CNH);
  • Carta de intenção feita no WORD com os principais motivos para acompanhar o requerente principal na viagem;
  • Histórico educacional: Cópia digitalizada Diploma, certificado, histórico;
  • Histórico profissional: Cópia digitalizada da carteira de trabalho digital, se for empresário enviar, MEI, Contrato Social, e outra evidencia que demonstra a profissão;
  • Evidências de renda: 3 últimos holerites, ou 3 últimas notas emitidas, ou extratos bancários evidenciando renda do trabalho;
  • Declaração e recibo de imposto de renda.

Para requerente menor de 18 anos:

  • Foto digital
  • Cópia colorida de passaporte (se possuir vistos anteriores,
  • enviar cópia para fortalecer histórico de viagem.
  • Certidão de nascimento
  • Cópia colorida de um documento de identificação (RG ou CNH)
  • Histórico educacional: Caso a criança esteja frequentando a escola, enviar declaração escolar.

Conclui meu curso no Canadá, e agora?

PGWP, o Post Graduate Work Permit dá permissão pro aluno permanecer mais 2 anos no país trabalhando até 40h semanais, após a conclusão do curso. Mas não é qualquer curso que te deixa apto a conseguir ele, você precisa ter se graduado em um programa de universidade ou em um College Público que tenham duração mínima de 2 anos. Essa permissão também possibilita que seu cônjuge tenha um visto de trabalho e seus filhos que forem menores de idade tem direito de estudar nas escolas públicas do Canadá.

A New Frontier te ajuda!

Os procedimentos do visto é uma das coisas que mais gera dúvida entre os intercambistas, mas fique tranquilo que a New Frontier está aqui pra te dar assistência durante esse processo e te ajudar do início ao fim do seu intercâmbio!

Se você tem interesse no Canadá, recomendamos também a leitura de um dos nossos post com os Passos para realizar o seu intercâmbio no Canadá. Além disso, temos detalhado no blog os programas de intercâmbio oferecidos no país, como funcionam os colleges no Canadá, e outros mais específicos sobre escolas, como a Fleming College Toronto e a CCTB

Quer começar a planejar seu intercâmbio pro Canadá? Entre em contato com um de nossos consultores, que eles te ajudarão do início ao fim no seu intercâmbio!

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima