Passos para realizar o seu intercâmbio na África do Sul

A África do Sul é bem representada no imaginário das pessoas por sua biodiversidade, multiculturalidade e história. Um país que passou a ser escolha dos intercambistas, não só por ser uma opção mais em conta, mas também por toda experiência que só pode ser oferecida em um país tão único. Se você curte um estilo de vida mais agitado, esse é seu destino, lá você pode viver altas aventuras como pular de bungee jump e até mergulhar com tubarões. E se você não é do tipo que gosta dessas coisas, você não precisa riscar a África do Sul de suas opções para um intercâmbio, até porque no país há muitos outros passeios que não vão precisar de uma alta dose de adrenalina, ao invés disso, vão te apresentar e fazer se apaixonar pela cultura e culinária local.

Principais características do país: 

  • População: Segundo um senso de 2021, a população foi estimada em 59 milhões e ao longo do território são várias etnias, que variam desde povos locais que estão lá desde antes da colonização e inúmeras outras pessoas descendentes de estrangeiros. 
  • Idiomas: O país possui 11 línguas oficiais, sendo inglês uma delas, mas ainda se estima que há várias outras não oficiais. 
  • Economia: A moeda local é o Rand e é desvalorizado em relação ao real, então o custo de vida de um intercâmbio por lá é o mais barato.  
  • Fauna e flora: O país possui vários animais e espécies de plantas que são exclusivos de suas savanas. São várias paisagens e passeios únicos que podem ir desde uma visita a um safári até a passeios em praias, montanhas e vinícolas. 
  • Praias: As praias da África do Sul são sempre uma boa pedida. Banhadas tanto pelo oceano atlântico, quanto pelo oceano índico, muitas praias locais são consideradas paradisíacas, também são bem populares no mundo do surfe e algumas são conhecidas por suas peculiaridades, como por exemplo, a Boulders Beach que é lar de uma colônia de pinguins africanos.

Cape Town

  • A Cidade do Cabo é uma das capitais da África do Sul, ela é a capital legislativa, Bloemfontein a judicial e Pretória a administrativa.
  • A cidade tem um clima mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos suaves e úmidos
  • Como a gente disse, o país é bem conhecido entre os surfistas pelas suas ondas e Cape Town em especial é um dos destinos mais populares, não só para o surfe, mas para outros esportes  aquáticos, como windsurf e mergulho.
  • Praias mais famosas: Camps Bay e Clifton, o V&A Waterfront (Cais do Porto)
  • A Table Mountain é a paisagem principal da cidade, aquela que ilustra os cartões postais e que podemos dizer que é quase que o Pão de Açúcar dos Capetonian (gentílico de Cape Town). Você pode subir de bondinho ou fazer uma trilha até o topo e lá de cima você terá uma visão panorâmica de toda a cidade.
  • O bairro Malaio (Bo-Kaap) é um bairro que se construiu ao longo da história como um bairro de imigrantes. É conhecido por suas casas coloridas e por ser rico em cultura. 

O que estudar?

A África do Sul é uma ótima opção para quem quer melhorar a fluência no inglês. Por lá as instituições oferecem programas de general english que podem te ajudar a aperfeiçoar o idioma. Eles também oferecem opções de cursos que ensinam o inglês específico da área de negócios da sua escolha, onde você aprenderá a língua voltada para o ambiente profissional. E além dos estudos, você também pode fazer parte de um programa de voluntariado.

O que preciso de documentos para o intercambio?

Para entrar na África do Sul não é necessário visto, apenas seu passaporte e um certificado de vacinação internacional contra a febre amarela.

Mas se você pretende estudar no país por mais de 90 dias, precisará do visto de estudante. Te ajudamos nessa parte e separamos aqui o que é necessário pra tirar esse visto:

  • Valor do visto: R$188,00.
  • Passaporte válido 
  • Formulário DHA-1738
  • Uma carta oficial confirmando a aceitação na instituição de ensino e a duração do curso
  • Comprovante de matrícula 
  • Cobertura médica
  • Prova de meios financeiros para pagar suas despesas enquanto estiver na África do Sul 
  • Passagem de ida e volta válida ou comprovante de reserva. 
  • Certidões policiais negativas com tradução juramentada para o inglês.
  • Relatório médico com formulário BI-811.
  • Relatório radiológico, formulário BI-806 – desnecessário para menores de 12 anos ou grávida

O Seguro viagem é obrigatório? 

Na África do Sul não tem nenhuma lei que bote o Seguro viagem como obrigatório para os intercambistas, mas apesar disso muitas instituições por lá recomendam que seus alunos mesmo assim o façam. Até porque o seguro é uma garantia de cobertura e proteção financeira para imprevistos que podem acontecer durante seu intercâmbio. É aquele ditado não é mesmo, melhor prevenir do que remediar! 

  O embarque e imigração.

Sem preocupações, a New Frontier já vai ter te orientado em todas essas etapas, e você estará prontinho para o embarque! Vamos realizar uma reunião antes da sua ida, com a apresentação de todos os documentos exigidos, dúvidas finais e como agir na imigração. Lembrando que tudo já estará pronto, desde a escolha da acomodação até o que levar na bagagem.

Cheguei na África do Sul! E agora?

O país é super seguro, a acomodação e as instruções para o primeiro dia de aula já estarão prontos, só precisamos contornar a ansiedade! Mas, nossa sessão de Acalma Coração está disponível para isso.

Conte sempre com a instituição de ensino, que também estará super preparada para te receber e auxiliar no que precisar. E claro, nós estaremos com você do início ao fim, é só chamar.

E aí, acha que a África do Sul pode ser seu destino ideal? Entre em contato com a gente que será um prazer tirar o seu sonho do papel!

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima