
Intercâmbio em 2026: mais do que destinos, uma mudança de comportamento
Por Fernanda Rocha — Fundadora

Já trouxemos aqui pro blog explicadinho como funciona a aplicação do visto para a Nova Zelândia. Durante esse processo os alunos se vêem de cara com algumas coisas que confundem muito a cabeça deles, entre elas temos a comprovação financeira, que é pedida geralmente durante aplicação do visto e também pelos agentes da imigração. Para acabar com as dúvidas dos intercambistas de uma vez por todas, hoje a New Frontier veio explicar pra você como a comprovação financeira funciona em um intercâmbio pra Nova Zelândia!
O que é a comprovação financeira?
Essa comprovação funciona como uma prova física (na hora de tirar o visto) de que você vai conseguir se manter financeiramente durante sua estadia no país. É um valor mínimo de comprovação de renda estipulado por cada país, de acordo com a duração e com o programa. Ela pode ser mostrada por meio de extratos bancários, pagamentos de matrícula, limites de cartão, entre outros. Ainda há casos específicos onde o comprovante financeiro não é pedido, mas reforçamos que é sempre bom o aluno estar atento a essa questão e ter ele em mãos, porque no fim a imigração é soberana e pode pedir do aluno mesmo não sendo requisito pro visto.
Os valores da comprovação dependem do tempo de estadia no destino:
Como é a comprovação financeira na Nova Zelândia?
Em um intercâmbio para Nova Zelândia você tem duas opções para ser autorizado a entrar no país, você pode conseguir por meio do NZeTA ou com o visto de estudante. Eles tem uma diferença principal que já abordamos no post sobre os tipos de visto da Nova Zelândia: a duração. Se você quiser um intercâmbio que dure menos que 3 meses, você pode estudar por lá apenas com essa autorização (NZeTA), e se você pretende ficar um pouco mais que isso, precisará tirar seu visto de estudante. Mas no fim, a comprovação financeira é requisitada nos dois casos.
O valor a ser comprovado é de NZD$1667 x quantidade de meses curso + férias + NZD$2,500 referentes a passagem aérea. Já para cursos de 1 ano acadêmico, o valor é de NZD$20.000 por ano. Essa base é feita de acordo com o custo de vida do país, levando em consideração o salário mínimo local e os gastos. Você pode comprovar por meio de:
Quanto a estes últimos vale lembrar que são fundos de investimento com liquidez diária, ou seja, o dinheiro poderá ser retirado a qualquer momento durante o intercâmbio. Fundos como o de previdência não podem ser utilizados como comprovação.
Alguém pode ser meu suporte financeiro?
O estudante também pode apresentar um “sponsor financeiro”, ou seja, o responsável que irá “patrocinar” o intercâmbio, e é importante ressaltar que o Sponsor mais aceitável para os vistos é aquele familiar de 1° grau do estudante. A aplicação com o Sponsor Financeiro segue a mesma lógica, a diferença é que o seu familiar tem que declarar e provar que vai ser responsável por todas as suas despesas, então às vezes é pedido uma carta escrita em inglês declarando ser o sponsor e até mesmo cópias da ID. O meio do Sponsor comprovar a quantia é igual a esse o aluno estivesse aplicando por si só, mas além disso a imigração pede outros documentos:
Como funciona a comprovação financeira com dependentes para Nova Zelândia
Como já se sabe, em um intercâmbio para a Nova Zelândia você pode levar dependentes como cônjuge ou filhos (dependendo do nível do curso que você aplicar). E a dúvida que fica é: como eu faço a comprovação financeira levando dependentes? É mais simples do que parece! É necessário comprovar um valor de pelo menos NZD$ 4.200. Segundo o site da imigração você pode comprovar por meio de:

A New Frontier te ajuda!
Se o processo do visto e a comprovação financeira ainda estiver te dando dor de cabeça, fique tranquilo que a New Frontier está aqui pra te dar assistência durante esse percurso e te ajudar do início ao fim do seu intercâmbio!
Se você tem interesse na Nova Zelândia, recomendamos também a leitura de um dos nossos post com os Passos para realizar o seu intercâmbio na Nova Zelândia. Quer começar a planejar seu intercâmbio para terra dos cangurus? Entre em contato com um de nossos consultores, que eles te ajudarão do início ao fim no seu intercâmbio!

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

Por Fernanda Rocha — Fundadora

Quando falamos em ensino superior

Estudar curso superior na França

Se você está planejando um

Anjo New Frontier
Coordenadora Operacional

Consultora Educacional

Consultora Educacional
Sou Andrielle Brandão, tenho 22 anos, estou cursando a Faculdade de Turismo e Hotelaria na UFF, fui presidente da empresa júnior LEVE Consultoria e trabalho com turismo há 3 anos. Meu maior sonho é realizar um intercâmbio, e estou comprometida em cuidar do sonho do seu intercâmbio com o mesmo carinho e determinação que cuido do meu.