Sabia que segundo um estudo anual da ONU, o World Happiness Report, a Nova Zelândia foi classificada como a oitava nação mais feliz do mundo? Além da capital Wellington ser considerada como a capital mais friendly do mundo, o país também conta com uma excelente qualidade de vida, experiências culturais únicas, belas paisagens naturais e muitas opções para quem curte praticar esportes. É fã de lindos cenários de filmes, como “O Senhor dos Anéis” e o “O Hobbit”? Então vem com a New Frontier que esse destino é para você!
Principais características do país:
Localizado na Oceania, com cerca de 5 milhões de habitantes, a Nova Zelândia é composta por 2 ilhas, a Sul e a Norte, o país é rodeado pelo Oceano Pacífico, oferecendo inúmeras possibilidades para os amantes de praia. Nenhuma cidade fica a mais de 45km de alguma praia. Porém, o clima da Nova Zelândia é temperado, com temperaturas amenas, inverno brando e verão seco, mas também tem neve, podendo até ter temporada para esquiar, é só escolher a cidade de Queenstown! A língua nativa é o Maori, além do inglês, é claro, por isso nós amamos as possibilidades que a Nova Zelândia tem a oferecer! Vamos nos aprofundar nas principais cidades, assim fica mais fácil entender qual seria a melhor para cada perfil.
Auckland
- Maior cidade da Nova Zelândia
- Possui 1.5 milhões de habitantes
- É o principal centro financeiro e econômico do país
- Localizada na Ilha Norte, está sobre um vulcão e possui muitos gêiseres no local
- Está dentro de todas as listas de melhores cidades para se estudar, para viver e para viajar
- É conhecida como “The City Of Sailing”, pois 1 a cada 4 moradores possui um barco
- Tem um clima ameno, com verões quentes e invernos suaves
- É a cidade mais ensolarada dentre as principais que vamos abordar
- Atrações populares no Turismo: Sky Tower, Kelly Tarlston’s Underwater
World, Museu Memorial da Guerra de Auckland, Praça de Aotea, Monte Eden. - É uma cidade com muita área verde e diversos parques como: Auckland Domain, Albert Park, Myers Park, Western Park e Victoria Park
Wellington
- Capital da Nova Zelândia é a capital mais ao Sul do Mundo
- 2ª área urbana mais populosa do país, com mais de 300.000 habitantes
- A parte urbana de Wellington compreende 4 áreas: a cidade de Wellington, entre o Estreito de Cook e Wellington Harbour, onde fica o centro de negócios e metade da população; a Porirua, ao norte, notável por suas grandes comunidades Maori e das Ilhas do Pacífico; Lower Hutt e Upper Hutt, áreas suburbanas no Nordeste (em conjunto é conhecido como o Vale do Hutt)
- Também está presente no topo das listas de melhores cidades do mundo para se viver e visitar
- Sua localização, perto da foz do Estreito de Cook, a torna vulnerável a tempestades fortes e, por isso, a cidade é chamada de “Windy Wellington”. Seu clima é moderado, entre 25ºC e 4ºC no ano. A sensação térmica é baixa devido aos ventos vindos do sul, e é raro mas já aconteceu de nevar na cidade.
- Uma das principais fontes da economia é o Turismo, a cidade é conhecida como o destino favorito dos neozelandeses e o maior mercado de visitantes internacionais é a Austrália.
- Atrações mais populares: Museum of Wellington City and Sea, Wellington Zoo, Zealandia, Wellington Cabel Car e Te Papa, além de inúmeros festivais de música e filmes e uma cultura gastronômica forte.
Queenstown
- Cidade turística no sudoeste da Ilha do Sul, com uma população urbana de cerca de 15.000 pessoas.
- Está localizada em torno da Queenstown Bay, no Lago Wakatipu, lago formado por processos glaciais, e tem uma vista linda das montanhas próximas: Cecil Peak, Walter Peak, e acima da cidade, Ben Lomond e Queenstown Hill.
- É conhecida pelo turismo de aventura e de esqui. É muito popular entre os neozelandeses e australianos, mas também atrai pessoas do mundo todo.
- Com uma pequena altitude, mas cercada por montanhas, tem clima oceânico. No verão os dias são longos e quentes, com temperaturas que chegam a até 30ºC, porém os invernos são frios, com temperaturas negativas, com queda de neve frequente.
- A cidade é um grande centro de esportes na neve e oferece mais de 200 atividades de turismo de aventura, como: rafting, bungee jumping, mountain bike.
- Além do esporte, possui muitos festivais e produções de vinho.
- Também é o ponto de partida para inúmeros passeios de um dia, como para Milford Sound.
O que estudar?
Existem várias instituições de ensino que aceitam o estudante internacional, desde escolas voltadas para o aprendizado do inglês, até cursos como Mestrados/ Pós, que permitem até a ida de um dependente ao país. Ao escolher o curso de idiomas, com mais de 90 dias de duração, o aluno tem a permissão para trabalhar no país, até 40h quinzenais, com um salário mínimo de 21 dólares NZD por hora.
Se optar por estudar até 3 meses, o tipo de visto é bem tranquilo, apenas uma autorização eletrônica (NZeTA) que sai praticamente na mesma hora.
O que preciso de documentos para o intercambio?
Para o programa de até 90 dias, é recomendado que o aluno tenha a carta de matrícula da instituição de ensino, um seguro viagem com cobertura mínima de 30.000 euros por evento, uma comprovação financeira que supra o tempo de permanência no país, reserva de acomodação, vacinas (Covid e Febre Amarela), passagem de ida e volta.
Já para o visto de estudante, será necessário a contratação de cursos com duração mínima de 14 semanas e 20h de aulas semanais o estudante pode trabalhar em tempo parcial durante o curso e integral durante as férias. É necessário apresentar:
- Comprovação financeira: pode ser um familiar ou empresa, através dos extratos bancários dos últimos 90 dias, cópia autenticada dos 3 últimos holerites, IR, conta-poupança, investimento (tem que ser resgatado).
- Para cursos de até 36 semanas: NZ$1.250/mês de permanência
- Para cursos acima de 36 semanas: NZ$15.000/ano
- Passaporte original: tem que ter validade de até 6 meses após a data de embarque;
- Passagem de ida e volta ou comprovação de quantia suficiente para a compra de ambas;
- Comprovante da matrícula na instituição de ensino (por isso o curso deve ser quitado aqui no Brasil)
- Comprovação de que possui reserva de acomodação na NZ e o endereço em que ficará hospedado (caso o estudante tenha pago acomodação para todo período o valor é deduzido da comprovação financeira)
- Comprovantes de vínculos com o Brasil (ex: carta do empregador ou da faculdade)
- Comprovante de escolaridade
- Exames médicos (para quem for ficar mais de 6 meses e menos de 12, é obrigatório apresentar um certificado de raio-x preenchido por um radiologista credenciado da imigração; quem for ficar por período superior a 12 meses, além disso, também deverá apresentar um atestado médico geral preenchido por um médico credenciado pela imigração da NZ)
O Seguro viagem é obrigatório?
Na NZ, o seguro é obrigatório para estudantes com Student visa ou Working Visa;
- Diferente da Austrália, não é governamental. Logo,é sempre recomendado fazer o seguro oferecido pelas escolas; normalmente é o Orbit.
- A maioria das escolas não aceitam os seguros privados brasileiros, por não oferecerem algumas coberturas específicas, como de assistência funerária, que é uma obrigatoriedade do governo.
O embarque e imigração.
Sem preocupações, a New Frontier já vai ter te orientado em todas essas etapas, e você estará prontinho para o embarque! Vamos realizar uma reunião antes da sua ida, com a apresentação de todos os documentos exigidos, dúvidas finais e como agir na imigração. Lembrando que tudo já estará pronto, desde a escolha da acomodação até o que levar na bagagem.
Cheguei na Nova Zelândia! E agora?
O país é super seguro, a acomodação e as instruções para o primeiro dia de aula já estaram prontos, só precisamos contornar a ansiedade! Mas, nossa sessão de Acalma Coração está disponível para isso. Conte sempre com a instituição de ensino, que também estará super preparada para te receber e auxiliar no que precisar. E claro, nós estaremos com você do início ao fim, é só chamar.
E aí, acha que a Nova Zelândia é o seu destino ideal? Entre em contato com a gente que será um prazer tirar o seu sonho do papel!