Os principais tipos de acomodações e suas diferenças

Quando pensamos em viajar, uma das principais preocupações é a acomodação.
Ao planejar uma viagem de lazer, é muito comum a pesquisa por hotéis, pousadas ou aluguel de quartos para temporada. Porém, no intercâmbio a acomodação tende a ser um pouquinho diferente. O comum nesse caso seria uma Casa de Família ou uma Residência Estudantil, dependendo da situação, até mesmo um Hostel pode auxiliar nesse momento. 

Nesse post vamos abordar os detalhes de cada opção e o perfil certo para sua acomodação no intercâmbio. 


Casa de Família / Host Family: 

Para nós aqui no Brasil, essa opção pode assustar um pouco, pois não é muito comum na nossa cultura, ficamos com um certo receio. Porém, a casa de família oferece uma série de benefícios para quem vai fazer intercâmbio, como por exemplo a troca cultural com uma família que mora na cidade que você escolheu, conhecer áreas residenciais e até novas comidas. Mas calma, não é qualquer família que pode receber um intercambista, é necessário passar por vários critérios, como a infraestrutura da casa, fácil acesso à transporte público, clima familiar, real motivo de querer receber um intercambista e até análise de antecedentes criminais. São feitas inúmeras visitas nas casas de família, tanto pelas escolas quanto por empresas de acomodação, além dos feedbacks de diversos alunos que ajudam os próximos.

E claro, algumas regras precisam ser seguidas para o bom convívio, assim como em qualquer família, mas você fica livre para ir e vir, basta apenas avisar ou entender como funciona a dinâmica da casa. Lembrando que é bem comum que esse tipo de acomodação fique de 40 minutos a 1 hora de distância das escolas, já que a área residencial dificilmente é no centro da cidade. Aconteceu algum problema? Normalmente é possível solicitar a mudança de casa, contanto que seja um motivo real e que o aluno espere cerca de 48h para que tudo ocorra bem.  

Um dos melhores benefícios da Host Family é o preço. Geralmente é mais acessível do que as Residências estudantis ou os Hostels, além de muitos oferecerem refeições, podendo ser apenas café da manhã, café e jantar ou até 3 refeições diárias. O mais comum é o HB, que seria o Half Board, ou seja, café da manhã e jantar. Os valores podem ser entre 200 a 300 dólares por pessoa, custo semanal. O que interfere no preço é a quantidade de refeições, localização e infraestrutura. Por exemplo, um quarto com banheiro privativo não tem em toda casa, pois é bem normal uma casa de família ter 3 quartos e 1 banheiro, dessa forma o aluno usa o banheiro comum da casa, deixando assim o valor da suíte mais elevado. 

As refeições são oferecidas de acordo com cada família, o importante é ter a mente aberta para experimentar e entender o choque cultural com leveza, nada como uma conversa amigável para explicar o que você gosta mais ou tem  alergia. Fora que essa experiência é única, e só com o intercâmbio você pode viver isso.


Residências Estudantis / Apartamentos compartilhados: 

O queridinho dos intercambistas, as Residências Estudantis lembram as famosas repúblicas estudantis aqui do Brasil, nada extremamente luxuoso, mas oferece o básico para que o estudante fique confortável durante o programa. Existem prédios que são todos voltados para ser apenas residência estudantil, eles recebem estudantes de diversas instituições de ensino, são apartamentos menores e as instalações comuns podem ter até academia, salão de jogos e sala de cinema. As refeições não costumam ser incluídas no preço, o aluno tem acesso à uma cozinha equipada, que também é utilizada em conjunto, na qual poderá preparar as refeições e lanches.

 Assim como a casa de família, a Residência Estudantil também possui regras de convivência, é possível que precise ter um revezamento para manter a limpeza do local, como tirar o lixo em determinados dias, deixar a cozinha e banheiros limpos e arrumar o seu quarto, além de  muitas vezes não permitir visitantes e existir separação por gênero, os quartos compartilhados podem ser ocupados apenas para quem está viajando junto. O valor fica entre 1000 e 1200 dólares mensais para um quarto individual com banheiro compartilhado. 

Também existe a possibilidade de quarto com banheiro privativo e studios, que oferece cook top e uma mini cozinha para refeições rápidas. Tudo depende do quanto quer investir e o que espera da acomodação.

Hostel / Casa compartilhada: 

Os Hostels são comuns no mundo todo, é uma acomodação com custo mais baixo e é possível compartilhar o quarto com 4, 6 ou até 10 pessoas. Não costuma ter separação por gênero e todos têm acesso à uma cozinha equipada, que tem horário limite para ser utilizada. Existem alguns destinos que é bem normal ter uma casa compartilhada por estudantes, com as mesmas regras de um Hostel ou de uma Residência Estudantil. Os locais que mais tem essa oferta são a Irlanda e a Austrália. Os banheiros também são compartilhados e as regras de convivência incluem até a manutenção da limpeza, você não precisa faxinar, mas tem que manter limpo e cuidar da sua louça. O valor de um quarto compartilhado para 4 pessoas pode variar entre 800 a 1200 dólares por mês, dependendo da época do ano e do destino.

Alguns pontos em comum para todas as acomodações é que será necessário pagar um “cheque caução”, muitas vezes pode ser até no momento da reserva, mas a maioria cobra ao chegar na acomodação. No final da sua estadia contratada, esse valor pode ser reembolsado caso não tenha nenhum dano gerado na acomodação.
As acomodações também podem ser renovadas quando você já está no destino, mas é super recomendado que veja com antecedência, pois é possível que não tenham mais vagas para o período desejado.

Conseguiu definir qual é a melhor acomodação para o seu intercâmbio? Fale com a gente, será um prazer passar mais detalhes e ajudar a escolher a melhor opção para o seu perfil! 

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima