Os tipos de visto pra um intercâmbio pra Nova Zelândia

Temos no blog explicadinho os processos de vistos de países como  Austrália, África do Sul, Malta, Inglaterra, Irlanda e Canadá. E dessa vez vamos explicar como funcionam os vistos para um intercâmbio em um destino cheio de aventuras: a Nova Zelândia. Então se você quer conhecer esse país incrível e tá perdido no meio desse processo, pode ficar tranquilo que a New Frontier veio te ajudar a deixar tudo esclarecido sobre o processo do visto pra lá! 

Como posso fazer um intercâmbio pra Nova Zelândia?

Um visto para qualquer intercâmbio depende de fatores como a duração e o tipo de curso, e se seu destino for a Nova Zelândia esse processo requer alguns requisitos. Os programas oferecidos por lá são bem diversos, você pode optar por fazer um curso de idioma, um profissionalizante, universidade e até mesmo pode trabalhar enquanto estuda. 

Intercâmbio com duração menor que 3 meses

Na Nova Zelândia os intercâmbios de até 3 meses não precisam de visto de estudante, eles pedem uma autorização eletrônica prévia, chamada de  NZeTA. O Brasil faz parte dos 60 países que possuem a isenção de aplicação de visto de visitante e por isso é necessário que os alunos ao menos apliquem essa autorização para poderem entrar no país. Você pode aplicar para o NZeTA pelo site deles. A autorização tem uma validade de até 2 anos. E se você tá fazendo seu intercâmbio de 3 meses com o NZeTA e decidir ficar mais um tempo, você pode pedir para prolongar sua estadia antes da autorização expirar. Essa prolongação pode ser de até no máximo nove meses e pode ser feita em qualquer escritório de imigração no país.

  • Passaporte válido
  • Passagem de ida e volta 
  • Comprovante financeiro
  • Comprovante da reserva de hotel na Nova Zelândia ou endereço onde ficará hospedado.

Para essa autorização você precisa de documentos como passaporte brasileiro válido, passagem de ida e volta, comprovação de hospedagem e comprovação financeira, que pode ser feita por meio de

Intercâmbio de mais de 3 meses

Se você quer um intercâmbio um pouquinho mais longo e que dure mais de 3 meses, o processo vai ser um pouquinho diferente da autorização – você precisará de um visto de estudante. Mas ele não só dá permissão ao intercambista a ficar mais tempo e estudar, ele também dá ao aluno a possibilidade de trabalhar no país! Ele permite que você trabalhe 20h semanais enquanto estuda. As solicitações de visto devem ser feitas diretamente no site oficial da imigração com pelo menos 3 meses de antecedência da data programada da sua viagem e a taxa pra aplicação, atualmente, é de NZD 375,00. Aqui são alguns dos documentos que você precisa separar pra aplicar:

  • Cópia colorida de passaporte (se possuir vistos anteriores, enviar cópia para fortalecer histórico de viagem.);
  • Cópia colorida de um documento de identificação (RG ou CNH);
  • Carta de intenção feita no WORD com os principais motivos da viagem;
  • Histórico educacional: Cópia digitalizada Diploma, certificado, histórico;
  • Histórico profissional: Cópia digitalizada da carteira de trabalho digital, se for empresário enviar, MEI, Contrato Social, e outra evidência que demonstra a profissão;
  • Evidências de renda: 3 últimos holerites, ou 3 últimas notas emitidas, ou extratos bancários evidenciando renda do trabalho;
  • Comprovação financeira de NZD 1667 x quantidade de meses curso + férias + NZD 2,500 referentes a passagem aérea;
  • Declaração e recibo de imposto de renda.
  • Carta da instituição de ensino e seguro viagem obrigatório

Também é pedido, para esses intercâmbios acima de 3 meses, exames médicos em clínicas credenciadas, antes de aplicar para o visto. O custo médio dos exames fica em torno de R$700 a R$800 varia de acordo com cada região.

Além disso, na Nova Zelândia o Seguro Viagem é obrigatório para estudantes com Student visa ou Working Visa. O seguro por lá não é o governamental, então é sempre recomendado fazer o seguro oferecido pelas escolas. O mais comum deles é o Orbit. A maioria das escolas não aceitam os seguros privados brasileiros, por não oferecerem algumas coberturas específicas, como de assistência funerária, que é uma obrigatoriedade do governo. 

Posso levar dependentes para a Nova Zelândia?

A Nova Zelândia, assim como o Canadá e Austrália, é um dos destinos que permite que o aplicante do visto de estudante leve dependentes para o país. Mas não é com qualquer curso que isso é possível. Para você poder levar cônjuge ou filhos é preciso que você vá estudar em cursos desse tipo:

  • Bacharel, Diplomas nível 7 e Pós-graduação nível 8 que estejam na Green List;
  • Mestrado Nível 9;
  • Doutorado Nível 10.

Calma que a gente te explica o que são esses níveis. Basicamente a Nova Zelândia tem um sistema que qualifica seu ensino superior e ele é dividido por níveis de 1 a 10, sendo 1 o mais básico e 10 o mais avançado. O nível 5 e 6 geralmente são programas técnicos e profissionalizantes. A partir do 7 que você pode levar dependentes junto, e esses são os programas de Bacharelado ou um Graduate Diploma. O nível 8 são para os programas de pós graduação e o 9 e 10 mestrados e doutorados.

Conclui meu curso na Nova Zelândia, e agora?

E se você concluiu algum desses cursos superiores de nível 7 pra cima (bacharelado, pós-graduação, mestrado e doutorado) você ainda tem a possibilidade de aplicar pro Post-Study Work Visa. Esse visto permite que os estudantes trabalhem em tempo integral por até 2 anos após a conclusão do curso, oferecendo uma valiosa experiência profissional no país.

A New Frontier te ajuda!

Os procedimentos do visto é uma das coisas que mais gera dúvida entre os intercambistas, mas fique tranquilo que a New Frontier está aqui pra te dar assistência durante esse processo e te ajudar do início ao fim do seu intercâmbio!

Se você tem interesse na Nova Zelândia, recomendamos também a leitura de um dos nossos post com os Passos para realizar o seu intercâmbio no Nova Zelândia. Quer começar a planejar seu intercâmbio pro Nova Zelândia? Entre em contato com um de nossos consultores, que eles te ajudarão do início ao fim no seu intercâmbio!

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima

Yago Grecovs

Anjo New Frontier

Yago Grecovs é formado em Comércio Exterior, tem 26 anos e é natural do Rio de Janeiro. Apaixonado por novas culturas e por tudo que envolve o universo do intercâmbio, ele soma experiências internacionais nos Estados Unidos, Irlanda e, atualmente, na Austrália, onde vive há mais de um ano. Com uma vivência prática de quem já passou por todas as etapas desse processo, Yago se dedica a orientar e apoiar pessoas que desejam iniciar sua jornada internacional, oferecendo segurança, acolhimento e informações valiosas para transformar o intercâmbio em uma experiência inesquecível.

Brenda

Coordenadora Operacional

Formada em Turismo e com MBA em Empreendedorismo, morou por 3 meses na Inglaterra e depois que começou a trabalhar com intercambio, nunca mais parou! Brenda já conta com mais de 7 anos de experiência na área de educação internacional e atualmente é nossa Coordenadora Operacional.

Érica

Consultora Educacional

Formada em Letras – Tradutor e Interprete Inglês/Português, amante do intercâmbio, já foi intercambista por 2 anos e acredita que todos deveriam vivenciar essa experiência única. Com uma bagagem de mais de 30 anos na educação é professora VIP de inglês e português para estrangeiros.

Andrielle Brandão

Consultora Educacional

Sou Andrielle Brandão, tenho 22 anos, estou cursando a Faculdade de Turismo e Hotelaria na UFF, fui presidente da empresa júnior LEVE Consultoria e trabalho com turismo há 3 anos. Meu maior sonho é realizar um intercâmbio, e estou comprometida em cuidar do sonho do seu intercâmbio com o mesmo carinho e determinação que cuido do meu.