Entenda como a comprovação financeira é requisitada na Austrália

Já trouxemos aqui pro blog explicadinho como funciona a aplicação do visto para Austrália. Durante esse processo os alunos se veem de cara com algumas coisas que confundem muito a cabeça deles, entre elas temos a comprovação financeira, que é pedida geralmente durante aplicação do visto e também pelos agentes da imigração. Para acabar com as dúvidas dos intercambistas de uma vez por todas, hoje a New Frontier veio explicar pra você como a comprovação financeira funciona em um intercâmbio pra Austrália!

O que é a comprovação financeira? 

Essa comprovação funciona como uma prova física (na hora de tirar o visto) de que você vai conseguir se manter financeiramente durante sua estadia no país. É um valor mínimo de comprovação de renda estipulado por cada país, de acordo com a duração e com o programa. Ela pode ser mostrada por meio de extratos bancários, pagamentos de matrícula, limites de cartão, entre outros. Ainda há casos específicos onde o comprovante financeiro não é pedido, mas reforçamos que é sempre bom o aluno estar atento a essa questão e ter ele em mãos, porque no fim a imigração é soberana e pode pedir do aluno mesmo não sendo requisito pro visto. 

Os valores da comprovação dependem do tempo de estadia no destino:

Como é a comprovação financeira na Austrália?

A imigração australiana faz duas vezes por ano uma avaliação dos países por nível de confiabilidade, e o Brasil atualmente é qualificado como nível 1, o que significa que a comprovação já não é mais obrigatória para tirar o visto. Apesar disso, como já dissemos, no fim a imigração é soberana, então mesmo que não seja um requisito para o visto, muitas vezes é pedido pela imigração ao chegar no país para que eles possam ter certeza que você irá conseguir se manter durante sua estadia e não se tornar um problema para o país. No blog sobre o visto falamos que a Austrália é um destino que permite o aluno trabalhar enquanto estuda, mas mesmo que você vá para o país a trabalho, ainda assim é pedido que você comprove que você já tem como se manter no país independentemente do trabalho. 

O valor a ser comprovado é de AUD$ 2.042,09 x (quantidade de meses curso + férias) + AUD$ 2,500 referentes a passagem aérea. Essa base é feita de acordo com o custo de vida do país, levando em consideração o salário mínimo local e os gastos. O valor a ser comprovado vai até só 1 ano, então se seu programa de intercâmbio tiver 2 anos, por exemplo, você só precisa comprovar que tem renda para 1 ano da sua estadia. Esse valor pode ser comprovado por meio de: 

  • Extratos bancários dos últimos 90 dias evidenciando capacidade financeira para se manter durante o período de estadia na Austrália;
  • ContaCorrente;
  • Conta Poupança, CDB, CDI, RF, LCI e LCA sem carência.

Quanto a esses últimos vale lembrar que são fundos de investimento com liquidez diária, ou seja, o dinheiro poderá ser retirado a qualquer momento durante o intercâmbio. Fundos como o de previdência não podem ser utilizados como comprovação.

Na Austrália ainda existe o Payment Plan que dá possibilidade de pagar parte do valor da escola que você vai estudar no próprio país. Entretanto como vai ser um gasto a mais na sua estadia, no processo de mostrar a comprovação financeira você terá que mostrar também a diferença que vai pagar de valor da escola, então é importante se atentar nesse detalhe: AUD$ 2.042,09 x (quantidade de meses curso + férias) + AUD 2,500 referentes a passagem aérea + valor da escola.

Alguém pode ser meu suporte financeiro? 

O estudante também pode apresentar um “sponsor financeiro”, ou seja, o responsável que irá “patrocinar” o intercâmbio, e é importante ressaltar que o Sponsor mais aceitável para os vistos é aquele familiar de 1° grau do estudante. A aplicação com o Sponsor Financeiro segue a mesma lógica, a diferença é que o seu familiar tem que declarar e provar que vai ser responsável por todas as suas despesas, então às vezes é pedido uma carta escrita em inglês declarando ser o sponsor e até mesmo cópias da ID.

Nesse caso, a comprovação financeira também pode ser provada por meio do imposto de renda, e o valor precisa ser o equivalente a AUD$72.465.

Posso levar dependentes para Austrália? 

Em um intercâmbio para a Austrália é permitido que você leve dependentes, sendo um dos únicos países a permitir que você leve um partner até mesmo fazendo um curso de idiomas. O partner pode estudar até 12 semanas e pode trabalhar 20h semanais. Para levar um cônjuge é preciso comprovar que vocês estão juntos há pelo menos 1 ano com:

  • Certidão de casamento;
  • Declaração de União Estável emitida há pelo menos 12 meses;
  • Comprovar que cohabita juntos por 12 meses (Pode ser usados contrato de locação de imóvel; conta conjunta; contrato de compra de imóvel com o nome de ambos; comprovantes quando um é dependente do outro no seguro, assistência médica ou IR).

É bom ressaltar que também existe diferença na hora de comprar o seguro viagem. O OSHC (seguro viagem obrigatório para Austrália que explicamos sobre no post do visto) é oferecido especificamente para couple ou individual. O seguro para couple fica um pouco mais caro que 2 individuais, mas é importante que na hora de comprar você se certifique de estar comprando um seguro para couple, porque se você pretende entrar no país com seu cônjuge e tentar usar a cobertura do OSHC como de 2 individuais será considerado fraude.

O aplicante além de levar o cônjuge também pode levar como dependentes filhos menores de 18. A taxa de aplicação do visto fica AUD$710,00 (principal) + AUD$530 cônjuges + AUD$175 por filho menor de 18 anos, que poderá ser paga via cartão de crédito,ou débito de uma conta em dólar australiano. Os documentos que são solicitados para visto de estudante no processo de família ou casal:

  • Cópia colorida de passaporte (se possuir vistos anteriores, enviar cópia para fortalecer histórico de viagem.);
  • Cópia colorida de um documento de identificação (RG ou CNH);
  • Certidão de casamento ou de união estável emitida há mais de um ano, ou evidências que moram juntos por pelo menos 12 meses;
  • Carta de intenção; 
  • Histórico educacional: Cópia digitalizada, Diploma, certificado, histórico;
  • Matrícula do filho em uma instituição australiana; 
  • Histórico profissional: Cópia digitalizada da carteira de trabalho digital, se for empresário enviar, MEI, Contrato Social;
  • Evidências de renda: 3 últimos holerites, ou 3 últimas notas emitidas, ou extratos bancários evidenciando renda do trabalho;
  • Declaração e recibo de imposto de renda;
  • Comprovação financeira.

Como funciona o comprovante financeiro com dependentes para Austrália? 

Para quem pretende levar dependentes para Austrália o valor a ser comprovado é de AUD$2.042,09 x (quantidade de meses curso + férias) + 35% por dependente cônjuge + 15% por filho menor de 18 anos + AUD$2,500 por passagem aérea. Pode ser comprovado por meio de:

  • Extratos bancários dos últimos 90 dias evidenciando capacidade financeira para se manter durante o período de estadia na Austrália;
  • ContaCorrente;
  • Conta Poupança, CDB, CDI, RF, LCI e LCA sem carência.

A comprovação também pode ser feita por meio de imposto de renda no valor de AUD$84,543 (variação para mais de AUD$12,080 por dependente).

Separamos abaixo uma tabela com o valor que precisa ser comprovado  para uma visualização melhor! 

Lembrando que os valores dos dependentes são somados ao do aplicante principal e o valor a ser comprovado só vai até 1 ano.

A New Frontier te ajuda!

Se o processo do visto e a comprovação financeira ainda estiver te dando dor de cabeça, fique tranquilo que a New Frontier está aqui pra te dar assistência durante esse percurso e te ajudar do início ao fim do seu intercâmbio!

Se você tem interesse na Austrália, recomendamos também a leitura de um dos nossos post com os Passos para realizar o seu intercâmbio na Austrália. Quer começar a planejar seu intercâmbio para terra dos cangurus? Entre em contato com um de nossos consultores, que eles te ajudarão do início ao fim no seu intercâmbio!

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima