Halloween: a origem e os melhores destinos pra curtir a data

Dia 31 de outubro é comemorado uma das datas mais macabras do ano, e apesar de não ser celebrado em todo o mundo, certamente o Halloween é muito conhecido por todos. Mas você sabe de onde veio todo esse clima pra comemorar uma data meio assustadora?

A cultura do Halloween dos Estados Unidos

Ir de porta em porta fantasiado de algum personagem apavorante e pedir seus doces ou travessuras, é uma vontade que a maioria das pessoas já tiveram na vida. Mas a comemoração dessa data nos Estados Unidos vai muito além disso, cidades inteiras são decoradas e oferecem programas, baseados em lendas locais, que chegam a dar arrepios. Nova Orleans, por exemplo, é uma das cidades de destaque, por oferecer tours e passeios por locais macabros de uma cidade cheia de contos de assombração! 

E quando falamos de destaque não podemos deixar de mencionar a famosa Salém. É muito conhecida por sua história com bruxaria, e durante o século XVII foi uma das cidades que mais sofreu perdas com a caça às bruxas. Hoje a homenagem a essas mulheres que morreram em fogueiras ainda continua na cidade e é uma cultura forte local, com inúmeros museus e memoriais. O Halloween por lá ainda te dá a oportunidade de ser enfeitiçado pelos encantamentos da Wiica moderna, de videntes e médiuns presentes na Feira Psíquica Anual, na Exposição de Bruxaria e no Baile de Halloween das Bruxas de Salém, para você viver o verdadeiro clima da feitiçaria.

A comemoração pelo mundo

Mas não é só nos Estados Unidos que o Halloween tá vivo. Essa tradição é muito forte nos países de língua anglo-saxônica, sendo assim, também é bastante celebrado na Inglaterra, por exemplo. O país costuma entrar bastante no clima e decorar suas cidades, e dentre essas decorações, existe uma peculiaridade: as famosas lanternas feitas de abóbora, são feitas de batatas e beterrabas também na tradição inglesa.

E essa festividade ainda se expande para outros países europeus. Lugares que possuem histórias de terror, contos assombrados ou narrativas sobrenaturais (como Salém) costumam virar atrativos do Halloween. Por conta disso, a Romênia virou pit stop obrigatório, já que é lar da lenda do conde Drácula. Em Transilvânia você pode visitar o castelo do vampiro mais famoso do mundo e viver a verdadeira experiência clássica de Halloween. 

Essa festividade é comemorada de muitas maneiras diferentes pelo mundo, apesar disso a celebração que nos faz pensar no verdadeiro Halloween é a dos Estados Unidos. Mas as raízes dessa celebração são bem mais antigas do que as tradições norte americanas que conhecemos.

Origem do Halloween

Tudo começou na Irlanda no século 9, quando os Celtas ainda viviam naquelas terras. Os Celtas eram povos que eram de uma cultura muito forte ligada à religião politeísta, espiritualidade, magia e sabedoria. Tinham várias tradições que envolviam rituais e festivais, e dentre elas uma de celebrações mais importantes que representava o ano novo Celta, o Samhain

Esse antigo festival se iniciava no anoitecer do dia 31 de outubro e durava cerca de três dias, marcando o fim da metade mais iluminada (verão) para a metade mais escura (inverno). Os Celtas acreditavam que essa transição de estação representava a morte do Deus-Sol para que ele renascesse do ventre da Deusa-Mãe. Eles também acreditavam que durante esse período o véu entre o mundo dos mortos e o material se tornava mais tênue, e os espíritos dos falecidos retornavam à terra para visitar seus lares e buscar alimento. Para afastar e enganar os maus espíritos, as pessoas vestiam fantasias, máscaras e acendiam fogueiras. 

Esses foram alguns dos elementos que o Halloween herdou em suas tradições. Depois que se começou o processo de cristianização dos povos celtas, a igreja começou a tentar ressignificar essa celebração. O que antes representava a relação com o mundo dos mortos “comuns”, passou a ser considerado pela igreja um dia dedicado à veneração para os santos que já morreram. Daí surgiu o nome “All Hallows’ Eve”, que significa véspera do dia de todos os santos, e foi influência para o nome Halloween.  

Comemoração na Irlanda

E já que a Irlanda é o berço dessa tradição, por lá o Halloween é comemorado de maneira especial. Pessoas fantasiadas nos centros das cidades, crianças de porta em porta fazendo o famoso Trick or Treat, e inúmeros pubs decorados que vivem cheios durante esse dia. Além disso, a culinária durante esse período também é bem característica, o prato principal é de batatas cozidas com repolho crespo, conhecido como Colcannon. Outro alimento muito popular é o Barn Brack, um pão de frutas secas com vários elementos surpresas como anéis, moedas e pedaços de tecidos. Cada um dos itens possui um significado pro seu futuro, onde representam riqueza, pobreza e revela até o futuro da sua vida amorosa. Então já fica ligado no que você pode encontrar no meio desse pão:

  • Uma moeda: Vai ficar milionária no próximo ano 
  • Um pedaço de tecido: Vai ficar pobre no próximo ano
  • Um anel: Vai se casar no próximo ano 
  • Uma ervilha: Não vai se casar no próximo ano 
  • Um palito de fósforo/dente: Vai se casar no próximo ano, mas terá um casamento infeliz

Todos esses costumes e a atmosfera misteriosa do Halloween carregam muitas histórias e lendas, que trazem à tona uma celebração repleta de emoção e folclore. Já pensou em fazer parte dessa comemoração em algum outro canto do mundo? Entre em contato com um de nossos consultores, e bora pro intercâmbio! 

QUEM SOMOS

A New Frontier é uma agência de intercâmbio que veio para revolucionar a forma de planejar seu intercâmbio!
Nosso time somado possui mais de 15 anos de experiência no mercado de educação internacional e já participamos da realização do sonho de centenas de estudantes!

REDES SOCIAIS

LEIA MAIS POSTS

Rolar para cima