A ilha de Malta é um dos destinos favoritos dos brasileiros para realizarem seus intercâmbios, especialmente de curta duração! Isso porque, até pouco tempo, tirar um visto de estudante para o país, para realizar um curso de longa duração com permissão de trabalho, era um processo diferente e um pouco mais complicado do que o de outros países.
Para tirar o visto de estudos e ter permissão para trabalhar em Malta, era preciso que o viajante realizasse o processo apenas após 12 semanas no país e já possuísse uma oferta de trabalho “job offer”. Isso não se tornava tão atrativo, uma vez que durante todos os 3 primeiros meses do intercâmbio, o estudante internacional não podia trabalhar no país. Essa realidade fazia então com que muitos intercambistas optassem por outros países como a Irlanda ou a Austrália para realizarem seus intercâmbios.
No entanto, no último mês de Março, o governo maltês anunciou novas regras para o visto de estudante em Malta, muito interessantes e atrativas para os estudantes internacionais! Vem com a gente, que explicamos tudo para vocês neste post sobre como irão funcionar as novas regras para o visto de estudante em Malta!
Primeiro de tudo, é importante saber: quem pode aplicar para o visto de estudante em Malta? Apenas alunos que desejam estudar por mais de 12 semanas (3 meses) no país. A partir de agora, os alunos que desejam estudar por período igual ou superior ao citado deverão aplicar para o visto de estudante ainda no Brasil, antes mesmo de viajar. Para os alunos que desejam viajar por menos de 12 semanas, podem continuar viajando como turistas, normalmente, sem a necessidade de se aplicar para um visto, como já ocorre atualmente.
Vale ressaltar que para os alunos com embarques programados ainda para este mês (Abril/2024), as regras anteriores seguem aplicadas e eles poderão viajar como turistas e realizar processo de extensão do visto em Malta como ocorria até o anúncio das mudanças. Para os alunos embarcando a partir do próximo mês (Maio/2024), sugerimos que já sigam as novas regras e apliquem para os seus vistos de estudos já aqui no Brasil.
Quais são as vantagens do novo processo de aplicação do visto de estudante de Malta? 1ª – Os alunos que viajarem com visto de estudante poderão trabalhar meio período (part-time) durante todo o período do intercâmbio, desde o primeiro dia no país, desde que tenham uma oferta de trabalho (job offer). 2ª – Os alunos com visto de estudante poderão viajar dentro do espaço Schengen desde o primeiro dia no país, dentro do tempo de estudo, ou seja, é um visto de múltiplas entradas. 3ª – Não há mais a necessidade de apresentar voo de volta na imigração para entrar no país.
Reforçando que essa e as demais vantagens são válidas somente para os alunos com visto de estudante, isto é, somente para os alunos matriculados em cursos com mais de 12 semanas de duração.
Os alunos interessados em realizar um intercâmbio de estudo + trabalho em Malta devem iniciar o processo de aplicação dos seus vistos de estudante com pelo menos 90 dias de antecedência à data de início do seu curso no país e a taxa consular do visto de estudante irá custar 160 euros. O visto poderá ser aplicado por intermédio de um despachante especializado, porém algumas escolas irão também disponibilizar o serviço de aplicação inicial dos seus alunos diretamente aqui do Brasil. Os alunos deverão se apresentar juntamente com o passaporte original e válido na unidade de aplicação do visto para o processo final.
Dentre os documentos que serão solicitados no processo de aplicação do visto estão:
- O formulário de solicitação de visto, devidamente preenchido e assinado pelo solicitante;
- Passaporte original, com validade mínima de 6 meses após a data de término do curso;
- 1 foto digital, tamanho e padrão do passaporte com fundo branco;
- Carta de aceitação da escola;
- Comprovante de pagamento do curso em totalidade e de pelo menos 2 semanas iniciais de acomodação;
- Comprovante de pagamento da taxa consular do visto;
- Comprovação financeira (que pode ser feita por meio de extratos bancários). O valor para comprovar que o aluno terá como se manter durante a duração do seu curso no país, deverá ser de no mínimo 26 euros por dia, se o aluno tiver acomodação particular e 18 euros por dia se o aluno tiver acomodação pela escola. Isso dá em torno de 540 a 780 euros por mês de permanência no país;
- Extrato do banco com movimento dos últimos 3 meses;
- Se o aluno tiver um financiador (sponsor), os seguintes documentos também deverão ser apresentados: extratos bancários do sponsor dos últimos 3 meses, uma carta de patrocínio escrita pelo sponsor em inglês e assinada com firma reconhecida, cópia do passaporte ou Identidade do patrocinador;
- Seguro médico internacional com cobertura mínima de 30 mil euros por emergência e repatriação em caso de falecimento incluída na cobertura.
- Cópia completa do passaporte, todas as páginas carimbadas;
- Passagem aérea;
- Comprovante de reserva da acomodação.
Menores de idade deverão apresentar também:
- Certidão de nascimento (oficial e traduzida em inglês);
- Cópia do passaporte dos pais;
- Carta de consentimento dos pais (em inglês e assinada com firma reconhecida).
Todas as informações acima são as disponibilizadas até o dia de hoje, 07/04/2024, e podem sofrer alterações sem aviso prévio. Consulte o nosso time para informações sempre atualizadas.
Uma vez que todos os documentos tenham sido enviados para a escola ou despachante para realização da aplicação do visto, eles serão anexados no sistema oficial de aplicação do visto e será agendada uma entrevista para o aluno. Uma vez confirmada a entrevista, o aluno deverá comparecer pessoalmente ao centro oficial portando seu passaporte válido. Após o visto aprovado, o aluno será avisado de quando poderá recolher/receber o seu passaporte com o visto.
Gostou de saber das novas mudanças? Entre em contato com o nosso time de consultores e bora pra Malta!